Sem categoria

VHS, mais um filme com brinquedos no Tujáviu.

Este curtíssimo filme de Stop Motion, estrelando um boneco flexível do Marsupilami, personagem belga dos quadrinhos, criado pelo desenhista belga Franquin nos anos 1950, só poderia ter saído da cabeça de alguém que curtiu bastante, as antigas fitas de VHS. Muito antes do Disc Laser, do DVD ou do Blu-Ray, era este sistema de vídeo que as pessoas tinham em casa. As imagens não eram tão nítidas, a fita enrolava de tempos em tempos e mofava, mas ninguém ligava pra isso. Nos fins de semana do passado, a moda era passar na locadora e se abastecer com um monte de filmes para ver no Vídeo-Cassete. Pensando no potencial animado deste ícone cinéfilo dos anos 80 e 90, o carioca e Videomaker PH, apaixonado pelas animações quadro a quadro, colocou o Marsupilami, frente à frente com uma idosa fita de VHS. É claro que desse encontro, não poderia ter saído nada convencional. Desta vez, duas versões do filmete foram produzidas: uma com fundo azul e uma outra com imagens de deserto como cenário. Esta última só foi possível, graças ao recurso do Chroma Key, técnica na qual tudo é filmado sobre um fundo colorido, para que depois, outras imagens sejam inseridas na cena. O efeito conseguido neste caso, ficou muito longe do ideal, mas mostra a tentativa do artista, em buscar novas possibilidades para seu trabalho. Tudo é uma questão de usar a iluminação correta. Um dia ele chega lá. Chegou a hora de conferir, VHS, a mais nova animação de Paulo Henrique Góes, o PH.

Por Edy Tando.

<

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Oi PH, adorava assistir o Marsupilami na TV, mas agora nesta aventurinha que você fez com o mascote, ficou muito legal. Isso sim que é uma bolação super animada e bem criativa, parabéns pelo curta. Beijos e abraços da sua fã e amiga!!!!!!!!!

    Ingrid Monty

Deixe seu comentário