Livros

Já comprou a sua reedição Disney do Manual da Televisão, maravilha retrô de 1982?

Unddhdhtitled-2
Escrito por PH

Unddhdhtitled-2Na maior parte da minha vida, fora a passagem que tive nos anos 1990 pela Record no programa TOP TV, sempre trabalhei em rádio. Apesar disso, não posso esconder meu interesse enorme pela televisão, esse aparelho que transmite imagens e som instantaneamente.

E essa maravilha que revolucionou as comunicações surgiu em 1922, criada por Philo Farnsworth, um jovem americano que acabou perdendo os direitos do invento para o genial cientista Zworykin, que também havia feito uma patente da TV em 1923.

Lançado em 1982, o Manual da Televisão traz toda a história e curiosidades a respeito desse caixote pesadão, a princípio fabricado com tubo de imagem e transmitindo imagens analogicamente em preto e branco, que ninguém na época imaginava sequer que se tornaria praticamente um quadro fino de parede, levando imagens digitalmente a todo mundo.

No mês de dezembro de 2017, chegou a reprodução desse tesouro Disney, da Abril, obra clássica sobre o mundo da TV, publicada há trinta e cinco anos. O texto é o mesmo daqueles tempos, sem correções ou atualizações. Foi feita para saudosistas de plantão, como eu!

O Manual da Televisão foi criado por Edy Lima, contando com textos de Carlos Lombardi, e teve ilustrações de Paulo FukueMíriam Regina da Costa Araújo.

Tempos depois, entre 1985 e 1988, seu conteúdo foi aproveitado para a versão em brochura da Nova Cultura, do Manual da Televisão, apresentando Pateta na capa, ao lado de uma antiga câmera. No relançamento da Abril que está à venda jornaleiro, é o mesmo Pato Donald que ilustra a capa, segurando uma câmera, com uma prancheta embaixo do braço esquerdo, falando em um microfone e sendo iluminado por um refletor.

Em capa dura, com as mesmas 196 páginas do passado, e bastante fiel à publicação original, trata-se de item indispensável aos colecionadores mais exigentes, artigo devidamente aprovado pelo Tujaviu. Vale cada tostão de seus R$ 39,90!

Veja abaixo a capa do Manual e a foto que fiz para divulgar a novidade empoeirada!

Por PH.

fgfgdf1

26172960_769787513209918_8619578537998299025_o

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário