Sem categoria

Esquálidus, o mais estranho e simpático personagem da Disney.

Escrito por PH

Às vezes penso o que nos leva a escrever sobre nossas lembranças do passado. E quando isto vira combustível para um blog, acabamos ficando à mercê de uma espécie de maquininha do tempo interna que funciona completamente à nossa revelia. É como se derrepente algo dentro da gente nos levasse a beber da fonte de um determinado arquivo de memória perdida no tempo. Hoje, pelo menos, eu acho que tenho uma explicação de como esse processo começou e de como terminou. Havia acabado de fazer uma matéria sobre o lendário livro Cinquentenário Disney de 1973 da Editora Abril e comecei a me lembrar de todos esses heróis mágicos que povoaram a minha infância. O mais óbvio seria recordar o Mickey Mouse, o Pateta ou o Pato Donald, mas eis que me veio à cabeça um personagem muito esquisito, bem provavelmente o mais estranho saído da fábrica Disney de sonhos. Os mais novos não devem conhecê-lo, mas eu me lembro muito bem dele como se fosse hoje. Foi a sua feiura que chamou a minha atenção. O nome Esquálidus diz algo para você? Em caso afirmativo, pode estar certo de que está ficando velho, meu amigo. O lado bom é que envelhecer de maneira saudável e com um passado lindo destes dentro de nós é a melhor coisa do mundo. Voltando ao tema deste texto, Esquálidus ou Eega Beeva, no original em inglês foi um personagem concebido pela Disney para representar o que seria o ser humano no futuro, 500 anos à frente de nossa atual existência. Ele é amigo do Mickey, não tem sombra, fala na língua do Pê e é capaz de viajar no tempo, ou seja, tudo a ver com esta matéria. Outra característica deste herói é uma espécie de saia que usa e da qual pode sair qualquer tipo de objeto. Como se já não bastasse tudo isso, Esquálidus também possui horror ao dinheiro. Dá para imaginar alguém assim? Realmente não é um personagem típico da Disney e foi justamente este detalhe que me atraiu para ele, que logo se tornou o meu preferido. Infelizmente, este herói tão incomum desapareceu do cenário das bancas de jornal em fins dos anos 70, depois de ter frequentado as páginas de várias revistas como as saudosas “Almanaque Disney” e “Disney Especial”. Esquálidus apareceu pela primeira vez numa aventura dos anos 50 em que Mickey se perde numa caverna na qual acaba encontrando este estranho ser. Graças a isto, ficamos conhecendo um dos seres mais bizarros e encantadores dos gibis. Espero que você tenha gostado deste artigo e talvez até, lembrado de Esquálidus, este feius, pálidus, esquisitus, porém simpáticus personagem da Disney.
 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

  • ahahah… Puxa… Que legal ler esse post. Apareceu uma brincadeira no facebook sobre a personagem predileta da infância e vc coloca no local da sua foto. Bom…pensei, pensei, e quem me veio em mente? Esqualidus. Gostava dele. Era o meu predileto tbm. Vim dar uma busca na net e o achei. TEm pouquissima coisa sobre ele, mas realmente era o mais legal.

  • Eu me lembro dele e gostava muito!!! Justamente encontrei este site procurando alguma notícia sobre esse personagem. Obrigada pelos dados !!

  • Quando criança gostava do Esquadilus e outras personagens de histórias em quadrinhos:
    Brucutu -Pinduca – Mandrake -Pafúncio e Marocas – Sobrinhos do Capitão – e outros

Deixe seu comentário