Sem categoria

Confira em I’ll take Sweden, as aventuras de Frankie Avalon na Suécia.

Escrito por PH

Aproveitando a leva de matérias que estamos publicando sobre os grandes Beach Movies do cinema americano, vamos lembrar de uma produção de 1965, chamada “I’ll take Sweden” (Bom mesmo é amar). Apesar de não ter seu enredo se passando na praia, o filme merece estar nesta lista de produções tipicamente ambientadas no litoral, como poderão constatar a seguir. Nesta produção, Kenny Klinger, um guitarrista que mora na praia, namora Jojo, a filha de um alto executivo de uma empresa de petróleo, chamado Bob Holcomb. Insatisfeito com a relação amorosa da menina, e desejando um futuro mais promissor para sua herdeira direta, Bob decide afastá-la de seu pretenso genro Kenny. Aproveitando-se de uma oportunidade para trabalhar na Suécia, Bob se muda para a Europa, e passa a viver em Estocolmo, na companhia de sua filha. Lá chegando, pai e filha se envolvem afetivamente com nativos desta terra gelada do velho continente. Bob conhece karin Grastetdt, uma decoradora de interiores, enquanto que Jojo desperta o interesse de um dos empregados de Holcomb, o sueco Erik Carlson. Tudo ia muito bem, até que o louro grandalhão, decide levar a moça para passar duas semanas em uma estação de Esqui. Segundo a moral conservadora americana da época, uma jovem jamais poderia dividir o mesmo quarto com um homem, sem ser casada com ele. Para os suecos de então, donos de mentes bem mais abertas, isto era a coisa mais normal do mundo. Parece até piada, se compararmos com os costumes de hoje em dia, mas em 1965, isto seria motivo de um escândalo, mesmo que acontecesse aqui no Brasil. Este choque cultural, foi o estopim para que os ventos voltassem a soprar a favor do antes indesejado Kenny. De uma hora para outra, ele vira a salvação de Bob Holcomb, que manda buscar o músico na América, para que ele atrapalhe o “tórrido romance” de Jojo, com o “moderninho” sueco. O mais interessante deste filme solo de Frankie Avalon, sem sua eterna namoradinha Dolores (Annette Funicelllo), é que a fita mantém o mesmo clima dos longa-metragens da Turma da Praia. Quando assisti à esta película pela primeira vez, parecia estar vendo mais um título de “The Beah Party Gang”. Encabeçando o elenco principal, está o veterano comediante Bob Hope, no papel do executivo Bob Holcomb. Além dele, temos Tuesday Weld como Jojo, Dina Merril na pele da enxuta coroa sueca Karin Grastetdt, e é claro, Frankie Avalon, vivendo o adolescente roqueiro, Kenny Klinger. Isto tudo, com direito a vários números musicais. Não dá para não incluir este filme, na lista de genuínos representantes de títulos da Turma da Praia ou de Beach Movies dos anos 60. Nem os trajes de banho foram esquecidos neste hit quase praiano. Em uma das cenas deste clássico, Frankie Avalon aparece cantando, cercado por lindas garotas de biquínis. O cenário de fundo é um magnífico lago sueco, provavelmente, em um raro dia ensolarado. Este filme está à venda no site amazon.com. O idioma do DVD é o inglês, e não há legendas em português.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • De uns meses pra cá visito sempre o blog tujaviu acho sensacionais as dicas de gibis europeus seriados antigos,desenho animado. etc. Tudo muito válido.. Pura nostalgia…
    Voltei e revivi vários momentos lendo seus textos…
    e bom demais e insubstituível…
    É isso que vale a pena na vida, carregar essas sensações e emoções dentro de nós.
    Você lava e enxágua minha alma (como diria nosso querido Odorico Paraguaçu) a cada vez que publica uma matéria como essa trazendo essa lembrança já esquecida por muito de nós eu não assisti esse filme infelismente e uma pena que o dvd não seja traduzido, pois ficaria muito feliz em conhecer essa serie tão bem redigida por vocês aqui do tujaviu…

Deixe seu comentário