Livros

Apresentamos a vocês a curiosa “Agenda Secreta de Mortadelo e Salaminho”

Untitled-1
Escrito por PH

Untitled-1Hoje, trago para vocês a Agenda Secreta de Mortadelo e Salaminho, publicada em outubro de 2002 pelas espanholas Ediciones B.

Este curioso livro em capa dura que não chegou ao Brasil não é exatamente uma HQ, embora existam seis aventuras dos personagens por todos as partes inferiores de suas 128 páginas. Possui formato de 15 x 21,8 cm.

A agenda, na qual nunca ousei escrever qualquer anotação que seja, é segundo descrição do produto que aparece na contracapa, um item vendido sem receita médica e que deve ser deixado ao alcance das crianças. Na mesma contracapa, um aviso chama a atenção: “Esta agenda pode provocar dano cerebral, confusão e enjoos em pessoas com pouco senso de humor”.

O senso de humor, ao qual esse texto se refere é tão grande nessa edição que para encerrar, há uma advertência para o prazo de validade do livro: “Nenhum, mas para maior segurança, consulte o Livro do Apocalipse”.

Disponibilizando um total de 53 semanas, a agenda traz ainda álbum de fotos em que você poderá colar as suas e dados pessoais de Mortadelo e Salaminho.

Só para lembrar, Mortadelo e Salaminho foi um gibi de sucesso incontestável nos anos 70, em nosso país. Nessa época, dividiam as prateleiras das livrarias com Asterix, seu companheiro de editora Cedibra e podiam ser encontrados até em bancas de Jornais, publicados em formatinho pela antiga RGE, em formatinho.

Quem não se lembra destes dois agente-secretos da T.I.A (Técnica em Informações Avançadas), criados em 1958 pelo espanhol Francisco Ibáñez Talavera? Mortadelo y Filemón, no original em espanhol, ou Salamão e Mortadela, em português de Portugal, é uma série em quadrinhos que mostra as desastrosas investigações de dois espiões a serviço de um poderoso serviço de inteligência, paródia da famosa C.I.A. americana.

A dupla se via metida nas maiores confusões, a maioria causada pelo agente Mortadelo, um mestre na arte dos disfarces e que geralmente se estrepava, levando junto seu azarado amigo Salaminho. Não podemos esquecer, é claro, do Professor Bactério e de suas invenções mirabolantes que acabavam sempre caindo nas mãos de pessoas erradas.

Mortadelo e Salaminho já viraram desenho animado de TV e foram parar no cinema, em aventuras com atores de verdade, e em Missão Extraordinária, de 2014, produção realizada com técnicas de computação gráfica.

Desencavada recentemente, a Agenda Secreta de Mortadelo y Filemon não poderia deixar de aparecer nos posts do site. É apenas um aquecimento para um vídeo que farei sobre os heróis, no qual exibirei parte do material que tenho guardado deles, incluindo duas pequenas estátuas.

E nunca esqueça de que quadrinho é cultura! Aprendi a falar e ler o espanhol com as HQs de Mortadelo e Salaminho! É um dos quatro idiomas que se fortificaram em minha cabeça com a leitura desse tipo de material. Inglês, francês e italiano foram os outros. A Nona Arte é muito mais do que um divertimento ou um simples hobby para mim! É algo sério e bastante profissional! Espalhe a ideia de que gibi pode trazer conhecimento e sabedoria! Não é coisa de criança!

Por PH.

81jWyZfvnnL

DSC_01811 (58)

DSC_01811 (68)

DSC_01811 (62)

DSC_01811 (63)1111

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário