Livros

O Haddock Ilustrado: O Integral dos Palavrões do Capitão é o livro que traz todos os insultos proferidos pelo melhor amigo de Tintin

Untitled-2
Escrito por PH

Untitled-2Publicado pela primeira vez em 1991 e contando com uma segunda edição de capa diferente em 2004, O Haddock Ilustrado: O Integral dos Palavrões do Capitão é um curioso livro da Casterman, de autoria de Albert Algoud.

Essa publicação traduz toda a linguagem peculiar do Capitão Haddock, o melhor amigo de Tintin, possuidor de pavio extremamente curto e de um temperamento forte que se manifesta nas mais agressivas expressões. São palavrões, ofensas, grosserias, impropérios e obscenidades escolhidas a dedo para ofender seus inimigos e quem lhe causa algum mal.

Sem hesitar, ele abre o verbo virulentamente, sem se preocupar com os xingamentos que se tornaram expressões clássicas de seu linguajar de baixo calão. Não é de se espantar que se porte assim, já que Haddock é um rude homem do mar, apreciador do bom uísque, que não está acostumado a cerimônias ou rodeios para expressar o que sente.

Nas 85 páginas dessa edição cartonada, em formato retangular, com lombada azul de tela e ricamente ilustrada, o leitor terá acesso a cada um dos insultos do enfezado marujo e a seus respectivos significados. Bandidos, vermes, iconoclastas e lepidopteros canalhas são algumas das pérolas que você encontrará no Haddock Ilustrado.

Divertido de ler e fundamental para os fãs do universo de Tintin, trata-se de uma publicação inédita no Brasil e que pertence à Biblioteca de Moulinsart.

Fica aqui a minha sugestão para que seja editado em português, com mil raios e trovões!

Em relação a seu autor, Albert Algoud nasceu, em Asnières, em 1950. Ex-colaborador de L’Echo des Savanes e Hara-Kiri, tintinófilo de carteirinha e professor de francês, orientou sua carreira na direção do jornalismo. O escritor é desde 2003, o redator-chefe da revista Fluide Glacial. Entre suas obras relacionadas a Hergé, além do Haddock Illustré que é tema desse artigo, estão: Tintinolâtrie, Le Tournesol illustré (Casterman) e Le Dupondt sans peine (Canal+ éditions).

Por PH.

DSC_0162

DSC_0164

Untitled-2

HL

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário