Quadrinhos

“Uma Aventura de Simon Hart, O Fulgurador Roch” é um quadrinho de Christian Goux, baseado em romance de Júlio Verne

Untitthghghled-2 copy
Escrito por PH

Untitthghghled-2 copyE aí está um álbum em estilo Linha Clara que eu descobri outro dia. Para quem não sabe, Linha Clara corresponde ao estilo popularizado por Hergé, através de Tintin e de outros personagens que criou nessa mesma pegada. Esse grafismo, imitado por muitos artistas até hoje, caracteriza-se pelo uso de cores chapadas e de ausência de sombreamento. Geralmente, a Linha Clara está associada a temáticas retrô, com tramas que se desenrolam nos anos 1950, embora isso não seja uma regra.

Uma Aventura de Simon Hart, O Fulgurador Roch (Une aventure de Simon Hart, Le Fulgurateur Roch) foi editado em álbum em 2013 pela editora belga Pan Pan Editions, em capa dura, no formato de 21,5 x 29,5 cm, apresentando 62 páginas. Antes, o quadrinho havia sido publicado em capítulos na revista Virgule, entre 2005 e 2006, adaptado pelo desenhista e roteirista Christian Goux.

O álbum é baseado em romance de Júlio Verne, Em Frente da Bandeira, livro publicado em 1896 que é repleto de antecipações científicas e tecnológicas, cuja história se passa numa ilha misteriosa. Nessa narrativa, uma de suas últimas, Verne fala sobre uma arma com dispositivo auto-propulsivo, carregado de substâncias explosivas, que não se inflama ao se chocar com o alvo, com grande capacidade de destruição.

Na verdade, O Fulgurador Roch é uma mistura de 20.000 Léguas Submarinas e A Ilha do Doutor Moreau que teve duas capas distintas, conforme mostro a baixo.

Christian Goux nasceu em 1946 na França e já ilustrou roteiros de Didier Convard, sendo também o criador do personagem Saucisson Smith, numa série com ratos como personagens principais que saiu no Jornal Tintin francêsGoux entrou para o semanário em 1979 e foi redator-chefe da revista.

Adoraria botar as mãos em Uma Aventura de Simon Hart, O Fulgurador Roch!

Por PH.

Untdfffitled-1

Undffdftitled-1

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário