Quadrinhos

A Abadia Misteriosa é o primeiro Spirou de Fournier a ser lançado pela SESI-SP Editora

Untitlggged-4
Escrito por PH

Untitlggged-4Spirou é um clássico personagem da banda desenhada franco-belga que apareceu pela primeira vez na revista de mesmo nome, em de 21 de abril de 1938. Como o criador do herói, Rob-Vel, acabou ficando preso e impedido de desenhar, na Alemanha NazistaJijé passou a se responsabilizou pela série.

Mais tarde, com a venda dos direitos da franquia para as Edições Dupuis, em 1943, a produção de histórias continuou ainda um tempo com Jijé, que criou Fantasio.

Depois, o próprio Jijé foi substituído por André Franquin, em 1946. Esse último artista citado teve então o mérito de ser o idealizador do Marsupilami, um incrível animal amarelado e com pintas pretas, dono de força descomunal e rabo enorme, encontrado na selva da Palômbia.

Só que as trocas de desenhistas da franquia não parariam por aí! Jean-Claude Fournier, um fã das aventuras de Spirou e Fantasio, mostra em 1965 suas imitações dos célebres personagens a Franquin. O artista gosta tanto do que vê que resolve levar Fournier para a revista Spirou. Inicialmente trabalhando na série Bizu, o recém-chegado quadrinista logo passaria a desenhar Spirou, já que Franquin desejava dedicar-se exclusivamente à sua própria criação, Gaston Lagaffe, cujo desenho animado estreia em julho no Brasil pelo Canal Futura. Assim, Fournier produziria oito álbuns do groom, entre 1968 e 1980.

Uma dessas BDs é A Abadia Misteriosa, que a SESI-SP Editora está trazendo para o país, correspondendo à oitava HQ da coleção brasileira do herói e ao 22° volume na ordem original, publicado em 1972.

Segundo resumo fornecido pelo editor, a organização secreta Triângulo, que aparece pela primeira vez no volume Glicose para Noémie (ainda não publicado), retorna nesta aventura com o sequestro de Itoh Kata, amigo japonês de Spirou e Fantasio. Resta à dupla, partir em seu socorro e enfrentar os segredos da abadia.

O quadrinho possui 56 páginas, preço de R$ 36,00 e formato de 29,1 x 21,2 cm.

Em breve, estaremos fazendo um vídeo sobre ele!

Por PH.

ab

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário