Quadrinhos

Arte de Autor publica Sob o sol da meia-noite, aventura de Corto Maltese inspirada na obra de Hugo Pratt

Untitffgfgfgled-6
Escrito por PH

Untitffgfgfgled-6Coincidindo com os cinquenta anos de criação do personagem, a editora portuguesa Arte de Autor adquiriu os direitos autorais de Corto Maltese, célebre bande dessinée do desenhista e argumentista italiano Hugo Pratt, até então em poder das Edições ASA.

Dando prosseguimento a publicação das HQs do herói, a Arte de Autor deverá editar até 2018 os álbuns de Maltese, em preto e branco, em sua ordem cronológica. E tudo começa por A balada do Mar Salgado, a primeira história do famoso marujo criado em 1967.

Além desses e de outros, eis que chega também Sob o sol da meia-noite, quadrinho de 2015 que os espanhóis Rubén Pellejero e Juan Díaz Canales lançaram numa fantástica retomada  da franquia Corto Maltese, dando sequência aos fatos acontecidos em A balada do Mar Salgado.

Trata-se de uma história cuja a trama se passa em 1915, depois de Maltese ter chegado ao Panamá, acompanhado por Rasputin, após enfrentar piratas no Pacífico e na América do Sul. O marinheiro parte então para o Alaska, onde Corto viverá uma grande aventura para entregar uma carta do escritor Jack London a Waka Yamada, uma antiga diva de saloon da cidade canadense de Dawson City.

Em relação aos novos autores da saga, o desenhista madrileno Juan Díaz Canales foi o criador, em parceria com Juanjo Guarnido, de Blacksad, coleção de cinco volumes que ganhou, na Espanha, o Prêmio Nacional del Comic 2014. Nascido em Barcelona, Rúben Pellejero é mais conhecido no Brasil por Dieter Lumpen, surgido em 1985, que teve uma graphic novel publicada no país pela Editora Abril no ano de 1990.

É incrível como lembramos muito do visual de Lumpen, ao ver as pranchas de Sob o Sol da Meia-Noite! Pena que esta BD não deva ser lançada no Brasil, um país que ainda rejeita, sem explicação, a boa banda desenhada europeia! Felizmente, a Editora Nemo nos brindou há alguns anos com alguns títulos em cores do personagem.

Sob o Sol da meia-noite saiu em maio de 2017 e custa 18,65 €.

Por PH.

Untitled-3

Untitled-5

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário