Quadrinhos

Erzsébet, do quadrinista português Nunsky, recria a vida da condessa húngara acusada assassinar centenas de jovens na busca pela eterna juventude

fgfgfg7
Escrito por PH

fgfgfg7E aqui está um quadrinho de qualidade que está sendo lançado pela Zarabatana Books. Apesar de não ter lido ainda a HQ, ela é hoje o tema desse post, graças a informações disponíveis no site do editor.

Erzsébet Báthory, a infame condessa húngara contemporânea de Shakespeare, ao contrário deste, incarnou como poucos o lado negro e animalesco do ser humano. Atribuem à Erzsébet centenas de crimes inomináveis. Por isso, ficou conhecida como Tigresa de Csejthe e Condessa Sanguinária, sendo colocada no mesmo lendário patamar de Gilles de Rais e Vlad, O Empalador. Por trás de seu rosto pálido, de olhar impassível e melancólico, ocultava-se o próprio demônio, Ördög.

Em Erzsébet, o quadrinista português Nunsky recria com maestria a vida sombria desta personagem misteriosa e assustadora.

Nunsky (1972) é um autor do norte de Portugal que em 1997 participou do zine Mesinha de Cabeceira, editado pela Associação Chili Com Carne. Desenhou todo o número 13, uma edição comemorativa dos 5 anos de existência da publicação. A história em quadrinhos, intitulada 88, pode ser considerada única no panorama português da época, mas também singular nos dias de hoje, pela temática Psycho-Goth e pela qualidade gráfica que lembra Love & Rockets e os quadrinhos de Charles Burns.

Desde então, o autor esteve afastado das HQs, preferindo tornar-se vocalista da banda The ID’s, cujo destino é desconhecido. Nunsky foi um cometa no quadrinho underground português e, como sabemos, alguns cometas costumam regressar, passado muito tempo…

Em 2014, o autor reapareceu com a graphic novel Erzsébet, editada em Portugal pela Chili Com Carne, onde em cerca de 140 páginas, registra a brutalidade de Erzsébet Báthory, a infame condessa húngara acusada de assassinar centenas de jovens na busca pela eterna juventude. O livro ganhou o prêmio de Melhor Desenho no Festival de BD de Amadora em 2015.

Em 2015, Nunsky apresentou-nos Nadja: Ninfeta Virgem do Inferno, verdadeiro deboche gráfico para fãs distópicos de RanXerox e, em 2016, Espero Chegar Em Breve, baseada em um conto de Philip K. Dick.

Erzsébet tem capa em brochura, 144 páginas em preto e branco e preço de R$40,00.

Boa leitura!

Capa

Ufgdfgfgdfntitled-5

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário