Quadrinhos

Confira o quadrinho de Mazinguer Z com sotaque europeu

DSC05459
Escrito por PH

DSC05459Dia desses, andando pela Feira da Praça XV, no Rio, dei de cara com um colecionável do personagem Astroboy, clássico mangá de Osamu Tezuka e anime famoso da televisão e cinema japoneses. Na semana anterior, havia sido entrevistado para o jornal mineiro Hoje em Dia, sobre seriados japoneses antigos. De repente, todo esse universo japa, do qual sou fã há muito tempo, voltou a minha cabeça, me motivando a publicar alguma matéria sobre o assunto.

Antes de começar a redigir o texto, me lembrei de um artigo que escrevi a respeito de uma BD francesa de Mazinguer. Como esse post foi publicado em 2014 e, desde então, aumentamos bastante o número de seguidores, resolvi colocá-lo novamente à disposição do leitor. Além de ter tudo a ver com esse meu momento nipônico retrô, ainda apresenta a curiosidade de ser material em francês.

Hoje, retorno então com uma preciosidade oriental que foi garimpada na antiga e carioca Livraria Leonardo da Vinci, loja que ainda existe no subsolo do número 185 da Avenida Rio Branco, no lendário Edifício Marquês de Herval, sob outra direção. Incrivelmente, essa raridade japa não veio da Terra do Sol Nascente, apesar de ser importada. Ela foi impressa na Espanha e seu idioma é o francês, o que a torna bem difícil de ser encontrada no Brasil. Trata-se de Mazinger Z: Bataille dans le ciel (Mazinger Z: Batalha no céu), de 1979, quadrinho que leva a marca de Ediciones Junior s.a./Grupo Editorial Grijalbo. Trata-se de uma publicação de capa dura, com 47 páginas, trazendo desenhos de Garméndia e Guell Cano e cores de Marutxi.

A curiosidade desta HQ, além da colorização pouco comum em revistas do gênero e de seu formato álbum, é que a edição não apresenta a tradicional leitura da direita para a esquerda que é peculiar aos mangás. É provável que tenha sido produzida na Europa, inspirada no original japonês.

Só para lembrar, Mazinger Z (Majingā Zetto) é uma série escrita e desenhada por Go Nagai (Kiyoshi Nagai). O personagem foi publicado pela primeira vez em 1972 e adaptado para desenho animado, pela Toei, neste mesmo ano. O herói teve ainda uma segunda leva de quadrinhos, ilustrados por Gosaku Ota. Mazinger Z é considerado o primeiro robô gigante, comandado por um piloto em seu interior.

DSC05466

Resumindo o tema central do mangá, uma investigação arqueológica japonesa à Ilha de Rhodes está na origem da descoberta da existência de milenários robôs. Todos são confiscados por um malvado alemão, conhecido como Doutor Inferno, membro do grupo que fez este achado sem precedentes. Seu objetivo, ao tomar para si estas poderosas máquinas, é o de usá-las para dominar o mundo. Para a felicidade de nosso planeta, nem tudo está perdido. Apesar do resto dos integrantes da expedição ter sido morto, um de seus elementos, o Doutor Kabuto, consegue fugir e se refugiar no Japão. O cientista então se serve de duas descobertas, o Japanium e a Energia foto-Atômica, para construir o Mazinger Z, um invencível robô que enfrentará os maquiavélicos monstros de lata do Doutor Inferno. O cérebro de Mazinger Z é o jovem Koji, filho de kabuto. Koji executa os comandos que movem o grandalhão metálico, a partir de uma nave com cúpula transparente que se encaixa à cabeça de Mazinger Z.

Untitled-13

Em Batalha no céu, tomo 6 dessa saga das Ediciones Junior s.a., Mazinger Z luta contra duas invenções do Barão Ashler, cientista do mal que cria robôs para o Doutor Inferno. São os cibernéticos Baras K-9 e Genocider F-9. Para vencê-los no confronto, Mazinger Z precisa sofrer sérias modificações e passar a voar. Muita aventura e ação esperam por nosso herói, numa HQ que faz o leitor voltar no tempo, rumo aos clássicos mangás japoneses de robôs do passado. Impresso em Barcelona, o volume tem direitos cedidos por Toei Animation Co. Ltd & Dynamic Production.

Os outros títulos da série são: 1 – Naissance d’un robot, 2 – Arretez l’armée d’Ashler, 3 – Aphrodite est capturée, 4 – La Grande victoire de Mazinger Z e 5 – Le Monstre à 3 têtes.

No fim das contas, não poderia ser diferente. Pelo conjunto da obra, Mazinger Zmerece o status de ter sido o grande precursor dos atuais e badalados Transformers. Por curiosidade, o desenho Mazinger Z ganhou, em 2009, uma releitura bem fiel. Intitulada Shin Mazinger Z, a animação foi produzida pelo estúdio Bee Media e teve 26 episódios.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário