Quadrinhos

Gérard: Cinco anos na cola de Depardieu é o quadrinho de Mathieu Sapin que mostra a rotina de um dos maiores atores franceses de todos os tempos

dfdfddf
Escrito por PH

dfdfddfMathieu Sapin é um desenhista conhecido na França por diversos trabalhos. Aqueles com os quais eu já tiver maior contato foram Akissi, série realizada em parceria com a escritora Marguerite Abouet (Aya de Yopougon) e Uma Fantasia do Doutor OX.

Fã do artista, consegui que ele me desse uma entrevista em 2014: http://www.tujaviu.com/2014/09/confira-entrevista-que-o-frances-mathieu-sapin-desenhista-de-akissi-deu-ao-tujaviu.html.

No último dia 17 de março de 2017, Sapin lançou uma BD que levou um bom tempo para ser realizada, já que foi concebida enquanto ele acompanhava o ator Gérard Depardieu pelo mundo a fora para contar suas experiências com essa personalidade do cinema francês. Entre outros feitos, Depardieu já deu vida a Obelix por quatro vez nas telonas.

Tudo começou em setembro de 2012, por ocasião do documentário Retour en Caucase, um filme de Stéphane Bergouhnioux e Jean-Pierre Devillers que procurava retraçar os passos do escritor Alexandre Dumas no livro Le Voyage au Caucase, escrito em 1858. O fato de contar com Depardieu como protagonista não foi à toa, já que ele havia interpretado o papel de Dumas em L’autre Dumas, de Safy Nebbou.

Mathieu seguiu então para o Azerbaijão, com a missão de acompanhar essa produção do canal franco-alemão ARTE, gravada em forma de diário de viagem, exibida em maio de 2014. Sapin conseguiu estabelecer uma relação única com o guloso Depardieu, um sujeito que gosta de comer muito, assim como o gordo gaulês que adora devorar javalis. Assim, Sapin entrou no mundo de Gérard, conhecendo seus pensamentos, preferências alimentares, temperamento forte e rotina de trabalho.

A parceria entre os dois artistas deu tão certo que a documentação da vida de Gérard Depardieu por Mathieu passou igualmente por Portugal, Alemanha e Moscou, país em que Gérard Depardieu é um verdadeiro rei. Lembro que o ator virou cidadão russo para escapar às mordidas do imposto de renda francês.

Além de viajar por diversos países, Sapin não poderia deixar de registar momentos de Depardieu em sua terra natal, dando um jeito flagrar a refeição de seu amigo famoso em Paris, dentro da cozinha do hotel particular do astro na capital francesa.

Tudo isso deu origem a Gérard : Cinq Années dans les Pattes de Depardieu (Gérard: Cinco anos na cola de Depardieu), um quadrinho de 160 páginas, capa dura, formato de 21 x 28,3 cm e preço de 19,99 €, que leva a marca da Dargaud. Essa HQ está devidamente encomendado à Livraria Francesa para virar tema de uma das próximas edições do Papo Franco-Belga!

Mathieu Sapin é o carinha que aparece assustado na capa do álbum, ao lado de Depardieu, dentro do sidecar de uma moto pilotada pelo grandalhão ator!

Por PH.

Imagens : © DARGAUD / Mathieu Sapin

9782205076042-couv

9782205076042_pg

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário