Quadrinhos

“Motins em Nova Iorque” é o penúltimo volume da nova coleção portuguesa de Os Túnicas Azuis

fgfgfgfg1
Escrito por PH

fgfgfgfg1No último dia 8 de fevereiro, saiu mais um volume da coleção ASA/Público de Os Túnicas Azuis, de uma leva total de 15 álbuns que correspondem a apenas uma pequena seleção dos 60 títulos que existem publicados.

Os personagens foram criados em 1968 pelo desenhista Louis Salvérius e pelo roteirista Raoul Cauvin para a revista Spirou. Passaram a ser desenhados por Willy Lambil, depois de 1972, após a morte de Salvérius. Os Túnicas Azuis substituíram Lucky Luke, quando este deixou Spirou.

Para quem não lembra, essa gloriosa franquia franco-belga das HQs chegou a ser editada parcialmente no Brasil, entre 1985 e 1986, pela Martins Fontes.

As engraçadas aventuras do Sargento Cornélius M. Chesterfield e do Cabo Blutch, no melhor do estilo caricato europeu em quadrinhos, se passam na época da Guerra Civil Americana (Guerra de Secessão).

Motins em Nova Iorque foi o álbum de número 45 a ser publicado lá fora. Segundo sinopse do editor, com o objetivo de obter novos recrutas para substituir os soldados mortos em combate, o Presidente Lincoln decreta o serviço militar obrigatório. A medida, altamente impopular, gera um sentimento generalizado de revolta, e Blutch e Chesterfield são enviados para Nova Iorque, juntamente com o seu regimento, para supervisionar as operações de recrutamento da nova tropa. Mas estes acabam por se revoltar, originando uma série de motins pela cidade. Os nossos dois heróis vão ter que mudar de campo para escaparem com vida a esses tumultos!

Os 15 tomos dessa série portuguesa são: Os Cavaleiros do Céu, A Prisão de Robertsonville, Os Azuis da Marinha, Os Azuis a Preto e Branco, Rumberley, Bronco Benny, O Frade, O Submarino David, Black Face, O Ouro do Quebeque, A Batalha de Bull Run, A Loucura dos Azuis, O Ouvido de Lincoln, Motins em Nova Iorque e A Recruta dos Azuis.

Cada BD é vendida a 6,95 euros e está faltando apenas um volume para encerrar a coleção. Chegará aos jornaleiros lusitanos na semana que vem.

Por PH.

tunicas_14_capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário