Quadrinhos

A Retrospectiva Quadrinhos 2016 do Tujaviu continua com “January Jones: Corrida contra a morte”, de Eric Heuvel

mat
Escrito por PH

matEntre os títulos que mais me trouxeram felicidade em 2016, está January Jones: Corrida contra a morte, HQ que eu tive o prazer de traduzir para a AVEC EDITORA.

Trata-se de um álbum dos holandeses Martin Lodewijk e Eric Heuvel e que está à venda nas melhores livrarias e comic shops do Brasil!

Acompanho essa saga há anos, desde a década de 1990, quando adquiri O Crânio de Mkwawa (Le Crâne de Mkwawa/Glénat/1991), o segundo número da coleção.

Um belo dia em Paris, já em 2014, comprei todos os álbuns de Jones, editados em francês pela belga BD Must. Depois, em conversa com Artur Vecchi, da AVEC EDITORA, consegui sensibilizá-lo a trazer o material para o país, entrei em contato com o editor europeu original e ganhei a tradução do quadrinho.

Jones é uma aviadora que vive eletrizantes aventuras nos anos 1930. Dona de um belíssimo avião Havilland Comet vermelho e auxiliada pelo mecânico Rik, que conhece logo em sua primeira história, ela trabalha também para o Serviço Secreto Americano. Num verdadeiro clima de Indiana Jones, do filme A Corrida do Século (1965) e de Tintin, ela enfrenta nazistas perigosos em uma competição automobilística que cruzará a Europa com destino à Monte Carlo, um dos dez distritos de Mônaco, a bordo do moderno automóvel Viragiro.

Desenhada no estilo Linha Clara de TintinJanuary tem tudo para conquistar os leitores nacionais e os órfãos do famoso repórter criado por Hergé. Esse trabalho preenche a lacuna de quadrinhos adulto/juvenis de ação e aventura, desenhados em estilo caricato, que quase nunca fizeram carreira por aqui.

january-jones-corrida-contra-a-morte-avec-capa

Nessa primeira edição nacional de Jones, resolvi dar uma atenção especial a diversas informações que espalhei pelos rodapés das 48 páginas da publicação. É que existe uma enorme quantidade de questões geográficas e históricas, numa trama que se arrasta por diversos países, na qual a máquina espiã alemã se faz presente através de dois grupos de espionagem distintos, ferozes rivais um do outro. Era necessário parar para explicar cada um desses detalhes que o leitor não tem obrigação de saber de antemão. January Jones: Corrida contra a morte acabou se tornando um entretenimento bastante instrutivo.

Corrida contra a Morte marcou também a minha entrada no ramo de tradução de HQs, atividade que pretendo continuar com afinco em 2017.

Conto com vocês para prestigiarem essa maravilha, toda montada pelo Programador Visual Vitor Coelho! O álbum custa apenas R$ 29,90 e tem acabamento luxuoso!

Em 2016, a HQ ganhou um Tujaviu Apresenta com Eric Heuvel e book trailer, além de ter sido tema de um dos episódios de Papo Franco-Belga.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário