Quadrinhos

Conferimos O Sortilégio do Atalante, exuberante enquete automobilística de Betsy, novo personagem de Olivier Marin e Jérome Phalippou

hhghghgh
Escrito por PH

hhghghghE eis que conferi um quadrinho muito bacana que saiu pelas Édtions Paquet em fevereiro de 2015. Estou falando de As Aventuras de Betsy: O Sortilégio do Atalante.

Esta HQ é uma série derivada de As Investigações Automobilísticas de Margot, do desenhista Olivier Marin, o diretor da Coleção Calandre, da editora Paquet, editada parcialmente em Portugal pela Netcom 2 editorial, e que contou também com a arte de Emilio Van Der Zuiden e Calixte. Nela, Margot é uma linda estagiária que trabalha numa revista sobre carros e que começa a ganhar destaque por suas reportagens no universo automobilístico.

Em O Sortilégio da Atalante, Olivier Marin escreve apenas o roteiro, passando os desenhos para a mão de Jérome Phalippou, que mudou um pouco o estilo da HQ, em relação a Margot. Phalippou deixou o quadrinho com um visual bastante elegante e exuberante, menos influenciado pela Linha Clara dos artistas anteriores que estiveram envolvidos com Margot. As cores são de Fabien Alquier.

Na primeira aventura desse spin-off, Margot vai visitar a prima Betsy, com a desculpa de fazer uma matéria interessante para a publicação na qual trabalha. A jornalista pede a ajuda de Betsy para encontrar um tema bastante interessante para o artigo. A enquete se concentra então num velho Bugatti Atalante acidentado, achado pelo pai de Betsy para ser repassado a um industrial colecionador. O fato interessante e que tem a ver com esse clássico bólido é que ele tem fama de ser maldito. Lord Nelson, seu antigo dono, morreu ao volante do Bugatti, assim que o comprou, antes mesmo de ligar a ignição de sua mais nova aquisição. Para incrementar o mistério, ele teria participado da expedição de 1922, que descobriu a tumba de Tutancâmon no Egito, e poderia ser uma das vítimas da maldição que pairou sobre aqueles que violaram o túmulo eterno do governante egípcio. Estranhamente, logo em seguida à morte de Nelson, sua secretária morreu ao bater com o carro.

Aí está mais uma bela investigação, conduzida por outra mulher exuberante, recheada de ação, suspense, lindas paisagens e automóveis, digna dos melhores casos já investigados por Margot. Esta, aliás, só dá as caras no começo e no fim do álbum. Toda o resto da trama é resolvido por Betsy, que chega brilhando como uma personagem de futuro na BD.

O Sortilégio do Atalante tem 48 páginas, capa dura, formato de 24,2 por 32,4 cm e idioma em francês. Custa 14 euros!

Vale a pena conhecer!

Por PH.

bd-atalante

20161021_045516

20161025_164944

20161025_165016

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário