Quadrinhos

Elegemos “Perigo no Circo Sombrio”, de Aluir Amancio, como o melhor quadrinho de autor nacional publicado no Brasil em 2015

Escrito por PH

fotoEm mais uma retrospectiva do que se publicou de bom em termos de HQs no Brasil, elegemos a melhor obra de autor nacional editada no país. E nossa escolha vai sem dúvida alguma para Perigo no Circo Sombrio, de Aluir Amancio, um primor de álbum em quadrinhos, como nunca foi registrado por estas paradas.

Em sua trama, uma criança é encontrada aparentemente abandonada em um navio de imigrantes italianos. Sua origem é completamente misteriosa! Nos únicos documentos achados em seu poder, havia apenas o nome de sua família. Passou então a ser chamado de Peri Perilo e colocado num orfanato. De lá, fugiu várias vezes, sendo sempre recapturado, até que, numa determinada oportunidade, durante a adolescência, nunca mais voltou. Perilo não é um garoto comum. Ele tem poderes especiais que o fazem ler livros com uma rapidez incrível, saltar de telhados como um super-herói e por aí vai. Assim como seu criador, ele é apaixonado por velocidade. Não é à toa que, um dia, ao encontrar o Circo da Madame Charlotte, tenha virado mecânico da trupe e consertado a moto rosa da linda Débora Estrela, loura exuberante, pela qual se apaixonará. O amor entre os dois demorará a florescer, pois Perilo terá que enfrentar Bono Velox, atual namorado de Estrela. A mocinha em questão, aliás, é de uma sensualidade absurda, apresentada em um traço que não a deixar cair para o lado da vulgaridade. Enquanto leva a sua vidinha no circo, Perilo provoca alguns estranhos acidentes! Estes fatos o levarão a ser conhecido também como Perigo. Se tudo der certo e conseguir superar as dificuldades em seu caminho, além de controlar seus poderes especiais, poderá virar uma espécie de Evel Knievel no futuro e reinar em apresentações com todo o tipo de veículos.

Lançado com o apoio do Proac SP e Secretaria de Cultura do Estado de São PauloPerigo no Circo Sombrio é fruto do talento de um desenhista bem sucedido e que faz storyboards para diversos estúdios de cinema americanos. Já trabalhou para a DC Comics, desenhando Superman Adventures, entre outros feitos internacionais. Seu começo na carreira se deu com Mauricio de Sousa. O artista foi responsável pela revista do Senninha e “Andrea, a Repórter”Aluir se declara um fã de Osamu Tesuka, Jack Kirby, Hanna-Barbera e Jean-Paul Belmondo. Apesar de Belmondo ser a única influência francesa que o autor cita, minha opinião é a de que Perigo no Circo Sombrio está muito mais para o quadrinho franco-belga, do que para o americano. Folheando as páginas desta incrível HQ, vi algo dos primórdios do traço de Uderzo nela, antes dele começar a dedicar-se a Asterix. Enxerguei nestas belas pranchas de Amancio algo parecido com o Capitão Marvel Jr., personagem que muitos não sabem que Albert Uderzo desenhou no passado.

Que venha o segundo tomo desta saga que resgata a aventura clássica, com uma arte de altíssimo nível e muita nostalgia. Leitura altamente recomendável que conheci na Livraria da Travessa.

O quadrinho tem 64 páginas, formato de álbum (21 x 28 cm), capa em brochura, preço de R$ 36,00 e a marca da Zarabatana Books. Perigo no Circo Sombrio é exuberante! Só o seu book trailer é o melhor preview de HQ que já vi na vida! Parabéns!

Por PH.

Perigo

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Que espetáculo prendeu minha a atenção. Mas o melhor de tudo que me deu orgulho, foi saber que foi criado por um brasileiro.Assistindo o book trailer fiquei com aquele gostinho de quero mais…Poderia ir pra telinha né..Aliás quando que foi lançado?

Deixe seu comentário