Quadrinhos

A trajetória do Homem de Seis Milhões de Dólares na televisão e nos gibis.

Escrito por PH


Chegou a hora de relembrarmos um fenômeno de audiência dos anos 70. Produzida entre 1974 e 1978 pela rede de televisão americana ABC, a série The Six Million Dollar Man, ficou conhecida no Brasil como O Homem de Seis Milhões de Dólares. O seriado contava as aventuras do Coronel da Força Aérea americana e astronauta, Steve Austin, interpretado pelo ator Lee Majors, na época, casado na vida real com a pantera Farrah Fawcett. Steve, após sofrer um grave acidente aéreo e ficar seriamente ferido, recebe um olho, um braço e duas pernas biônicas. Assim que se recupera, ganha poderes muito acima da média de um ser humano e passa a trabalhar como agente secreto para o governo americano. O militar consegue correr a grandes velocidades e saltar muito alto. Seus olhos funcionam como um binóculo extremamente potente e ele é capaz de enxergar a longas distâncias. Seu chefe imediato era Oscar Goldman que costumava mandar Steve para as missões mais perigosas, ao redor do planeta. O programa teve sua estréia na TV Tupi, no horário das 20:00 h, foi reprisado na Globo nos anos 80 na faixa horária das 17:00 h e por último, na Bandeirantes nos anos 90, quando passou na parte da tarde.
Também fez parte da grade de programação do canal a cabo USA nos anos 2000. Este hit televisivo gerou uma outra série a partir de 1978, chamada A Mulher Biônica. Coube a Lindsay Wagner, interpretar a tenista profissional Jaime Sommers que também se torna agente secreto ao se acidentar num salto de paraquedas. A diferença para seu antecessor, estava na audição de Jaime que era muito aguçada. Isso, devido a um implante biônico em seu ouvido, que a permitia ouvir sons que uma pessoa normal, jamais conseguiria. Tanto o Homem Biônico como a Mulher Biônica, inpiraram três tele-filmes, datados de 1987, 1989 e 1994. Neste último, a dupla finalmente se casa. Além de ter sido sucesso mundial na televisão, The Six Million Dollar Man também acabou virando Revista em Quadrinhos. O Gibi foi editado nos Estados Unidos, de maneira irregular, pela Charlton Comics entre 1976 e 1978, num total de 9 exemplares. Felizmente, todo este material foi publicado no Brasil pela Bloch, num tamanho um pouco menor do que o dos originais americanos. A revista era vendida num papel de qualidade muito ruim, como era comum nas publicações desta editora na época, mas temos que elogiar a iniciativa deste selo que trouxe a saga quadrinizada do herói biônico para terras brazucas. Em 1979, a Ebal (Editora Brasil América) também levaria às bancas, mais uma tentativa de popularizar O Homem de Seis Milhões de Dólares e a Mulher Biônica de papel. Neste ano, cada um ganhou sua própria e única revistinha. Por falar em Mulher Biônica, a NBC/Universal, chegou a produzir em 2007, uma nova série da heroína, Neste remake, um terrível acidente automobilístico deixa Jaime Sommers (Michelle Ryan) à beira da morte e sua única esperança de sobrevivência seria uma nova e ultra-secreta tecnologia. Infelizmente, o seriado foi cancelado em 2008, ao final de apenas uma temporada, em virtude da baixa audiência. Quem quiser matar saudades dos filmes dos quais falamos, terá sérias dificuldades, já que estes, só estão disponíveis para venda em dvd, nos Estados Unidos, incluindo a última produção de 2007. Quem gravou da TV, pode estar certo de ter verdadeiras raridades em casa. Os Gibis também não ficam atrás, e são vendidos a preços bem salgados na internet. Eu tinha todos eles, mas um belo dia, sumiram.
Que prejuízo!!!!!

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

  • inacreditavel ,ainda outro dia estava pensando sobre esta serie,me bateu uma saudade , e derrepente ,entro aqui para minha felicidade vejo que meu sonnho e sonho de muitas pessoas se concretizaram,esta serie foi demais e nós faz voltar ao tempo, quero te agradecer de coraçao por esta felicidade que vc nos tem proporcionado ,,fica com Deus e td de bom você e 10000000 sua fã ju

  • Uma das melhores lembranças que tenho da tv dos anos 70!Adorava correr em “câmera lenta”, reproduzindo os passos do coronel Steve Austin…

    Tenho, até hoje os bonecos do Homem de Seis Milhôes de Dólares – sendo dois da época e outro um pouco mais recente, reproduzindo à perfeição o semblante do ator Lee Majors!!

Deixe seu comentário