Quadrinhos

Centro Belga da Banda Desenhada. O seu Repórter dos Seriados esteve em Bruxelas e conta como é um dos maiores museus do mundo, dedicado a HQ.

Escrito por PH

O Centro Belga da Banda Desenhada é o local ideal para encontrar os heróis de HQ mais amados da Bélgica. O seu Repórter dos Seriados PH, visitou esse templo sagrado dos gibis europeus, no ano de 2003 e nunca mais esqueceu este dia. Foi lá que, como não poderia deixar de ser, deu de cara com os Strunfs, Tintin, Lucky Luke, Gaston Lagaffe, Spirou e Fantasio, entre outros. Construído em um prédio, estilo Art Nouveau, concebido por Victor Horta em 1906, para abrigar lojas de tecidos, foi completamente restaurado para receber este museu. Situado na Rue des Sables, número 20 em Bruxelas, abriu suas portas em 1989, e possui uma área de mais de 4000 m², com diversas exposições permanentes e temporárias, biblioteca, centro de documentação e uma fantástica livraria, onde é possível comprar bonecos e Quadrinhos, alguns dos quais, em edições exclusivas do CBBD. Visitando-se este complexo, fica-se por dentro de todo o processo relativo à criação de uma HQ, desde surgimento dos primeiros esboços. Como se não bastasse tudo isso, existe ainda, o Espaço Hergé, um setor inteiramente dedicado ao desenhista Hergé, pai de Tintin. Nesta área, é possível ver maquetes, e desenhos feitos por Georges Remi, o nome verdadeiro de Hergé. Não perca em breve, uma matéria com o seu intrépido Repórter PH, na Hamleys, uma das maiores lojas de brinquedos de Londres, um paraíso para adultos e crianças, com cinco gigantescos andares de pura diversão.
Por Edy Tando.




Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário