Quadrinhos

Mortimer, Tintin e Indiana Jones, os três cavaleiros da aventura.

Escrito por PH


Tintin, célebre personagem idealizado pelo desenhista belga Hergé em 1929, é com certeza, o maior ícone dos Quadrinhos Europeus. Ele é um jovem Repórter que percorre o mundo em busca de aventuras. Seus luxuosos álbuns em capa dura são ricos em informações geográficas e culturais de cada lugar visitado pelo herói. A partir de Tintin criou-se uma forma particular de desenhar que ficou conhecida como Ligne Claire e com isso, sua influência atingiu em cheio, muitos desenhistas que passaram a adotar este estilo na confecção de seus gibis. Podemos citar como exemplo, Edgar Pierre Jacobs que fez parte da equipe de Hergé e ajudou-o a produzir vários títulos de Tintin, até criar Blake e Mortimer. Seguindo o mesmo exemplo do personagem de topete mais famoso dos Quadrinhos belgas, esta também é outra série recheada de aventuras, vividas pelo agente secreto Blake e pelo Professor Mortimer, um apaixonado pela Arqueologia. Mais uma vez, nos deparamos com enredos ricamente detalhados que envolvem sempre muita pesquisa e documentação por parte do autor.
O alcance de Tintin é tão grande que mesmo na América do Norte ele tem seus próprios fãs, como o ilustre diretor americano Steven Spieberg, criador de Indiana Jones, que está para lançar um filme de Tintin com atores de verdade. O cartunista PH, amante de todo este universo, produziu a imagem que ilustra esta matéria, na qual Mortimer, Tintin e Indiana Jones aparecem reunidos. A gravura foi pintada a partir de um quadro extraído das aventuras de Blake e Mortimer, ao qual foram adicionadas as figuras de Tintin e Indiana Jones. Este é mais um desenho sáido da exposição “Deu a Louca nos Super-Heróis”, feita por PH no Rio de janeiro em fins dos anos 90. A tinta usada foi a Ecoline. Todos os direitos de imagem, são reservados às Éditions Blake et Mortimer pelos personagens Blake e Mortimer e à Universal Pictures por Indiana Jones.
Par rapport à Tintin, tous droits sont reservés à Moulinsart S.A. L’ illustration montré ici, sagit d’un pastiche et apparaitent à titre de références seulement. Je me dégage de toute responsabilité quant à l’utilisation que pourraient en faire les visiteurs. L’œuvre d’Hergé est protégée par le droit d’auteur.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário