Quadrinhos

Homenagem de Brunno Enna e Giorgio Cavazanno a Corto Maltese na revista Mickey sai em duas partes no Brasil

dfdfdfd
Escrito por PH

dfdfdfdEditado mais recentemente no Brasil pela Nemo, Corto Maltese está ganhando uma sensacional homenagem no país, via Editora Abril. Entre junho e julho de 2017, a empresa detentora de direitos da Disney no país publicará as revistas Mickey, respectivamente 898 e 899, reverenciando o personagem criado pelo desenhista e argumentista italiano Hugo Pratt. Trata-se de HQs produzidas na Itália, onde o rato mais famoso dos quadrinhos e desenhos animados é chamado de Topolino.

Esses dois números especiais, cujo título original é Una Ballata del Topo Salato (Uma Balada do Topo Salgado), tem roteiro de Brunno Enna, arte de Giorgio Cavazanno e aproveitam para comemorar os cinquenta anos de existência desse emblemático marinheiro da banda desenhada. A novidade coincide também com  o quinquagésimo aniversário de trabalho de Cavazzano na Disney e faz uma paródia com o álbum de Corto MalteseA Balada do Mar Salgado.

Não é novidade que as edições de Mickey glorifiquem importantes figuras da BD e do fumetti, como já fizeram com Tintin, Asterix e Dylan Dog.

O herói Corto Maltese nasceu no ano de 1877 em Malta, uma ilha que pertenceu à Inglaterra, até 1964. Sua nacionalidade é, portanto, britânica. Filho da bela e célebre Niña de Gibraltar e de um homem do mar, ele cresceu num ambiente de magia, fruto da descendência cigana da mãe, e influenciado pelo lado aventureiro do pai, originário de uma terra de piratas. Assim, Corto passou parte de sua infância e adolescência a consumir romances de aventuras. Quando tinha por volta de vinte anos de idade, partiu sozinho para vivenciar sua própria história, profundamente embalada pelo conteúdo que absorveu dos livros que leu. Logo, conheceu Rasputin, desertor do exército russo, que se tornaria um personagem chave em suas tramas.

Topo maltese 03

Em relação ao pai de Corto, Hugo Pratt nasceu em 1927 e faleceu, em 1995, na Suíça. Por aqui, Pratt já é conhecido por algumas publicações nacionais de Corto Maltese e pelo álbum HP e Giuseppe Bergman, de 1983, de autoria de Milo Manara, no qual Hugo participa da trama como personagem secundário. A carreira de Pratt no mundo das HQs começou em 1945. Somente em 1967, ele criaria Corto Maltese, cuja primeira aparição solo se deu justamente na história A Balada do Mar Salgado, editada na revista Sgt. Kirk e idealizada por ele e por um amigo. Desde os anos 1970, surgiram bem cuidados títulos de Corto Maltese pela editora francesa Casterman e através de outros selos editoriais internacionais. No Brasil, teve material em preto e branco sob a marca da Pixel Media.

Cada um dos Mickey Maltese da Abril tem 52 páginas e preço de R$ 4,50.

Por PH.

1

2

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário