Quadrinhos

Conheça o BATMANGA, de Jiro Kuwata, que ficou anos desconhecido no Ocidente

Bat
Escrito por PH

BatSaindo rapidamente dos posts sobre quadrinhos europeus, em 1966, o japonês Jiro Kuwata, co-criador do mangá e anime O Oitavo Homem, introduziu aos leitores nipônicos a sua própria versão de Batman.

A intenção inicial da DC Comics era aproveitar o sucesso do seriado da FOX, estrelado por Adam West e Burt Ward. Assim, propôs que as histórias fossem feitas, a partir dos originais em quadrinhos americanos, sem muitas modificações. Kuwata até tentou, de início, mas logo percebeu que para o público japonês, era preciso fazer algo mais específico. E o artista também não queria se limitar apenas a imitar o personagem. Surgiu então um Batman feito especialmente para o público da Terra do Sol Nascente, com leitura da direita para a esquerda e estilo único.

Curiosamente, nenhum dos vilões tradicionais das aventuras de Batman, como Coringa, Pinguim e outros, aparecem nas páginas de BATMANGA. Kuwata criou seus próprios malfeitores e capas exclusivas para as publicações, dando origem a um universo que ficaria restrito ao Japão, por décadas.

Somente em 2014, 2015 e 2016, seriam lançados três volumes, reunindo este fantástico material, de um Batman mais inocente, aventureiro e detetivesco, que combinava bem com a época!

Cada umas destas HQs, inéditas no Brasil, tem em torno de 300 páginas. Seu idioma é o inglês. Vale a pena conhecer e se surpreender! Trata-se de material imprescindível para quem é fã do Cavaleiro das Trevas!

Por PH.

Bat

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário