Quadrinhos

A espetacular, deslumbrante e sensível “Verões Felizes 1: Rumo ao Sul” é a primeira HQ de 2017 a receber o selo de certificação do Tujaviu! Você precisa ler esse quadrinho!

Untitled-3
Escrito por PH

Untitled-3O novo quadrinho da SESI-SP, Verões Felizes 1: Rumo ao Sul, é talvez um dos mais belos e sensíveis quadrinhos que já deram as caras nesse país.

Com direitos cedidos originalmente pela Dargaud Benelux (Dargaud-Lombard S.A.), a HQ tem roteiro do belga Zidrou, atual responsável pelo texto das Novas Investigações de Ric Hochet, e desenhos magníficos do espanhol Jordi Lafebre, que já teve inúmeros trabalhos publicados no Jornal Spirou. Essa banda desenhada saiu igualmente na Espanha pela Norma Editorial.

Verões Felizes tem os membros da simpática Família Faldérault como figuras centrais. Depois de desfrutarem de férias memoráveis em verões épicos, repletos de canções inesquecíveis e grandes pique-niques. Pierre e Madô, pais de Louis, Nicole, Julie e Paulette, resolvem recordar cada um desses momentos eternos que passaram juntos.

Nesse primeiro tomo da série, voltamos a um tempo em que o casal não vive um bom momento de relação. Pierre é um desenhista de quadrinhos que está sempre diante de uma prancheta a produzir séries e a entregá-las atrasadas a seu editor. Na época, trabalhava em cima de Papa Clown para a revista Cactus Circus. Por causa disso, o quadrinhista tinha pouquíssimo tempo disponível para a esposa, que andava frustrada profissionalmente, e para seus quatro rebentos.

DSC00563

Um belo dia, em 1973, resolvem partir rumo ao Sul em busca de regiões ensolarada da França, a bordo de um apertado Renault 4L Vermelho Estérel, cuja foto real do veículo aparece logo abaixo.

Lola_1                                                                                           Foto: www.r4-4l.com/

DSC00562

Mas a dinâmica da viagem não estará no destino que escolheram, e sim, no que acontece durante o percurso. Pierre parece não relaxar completamente, pois está aflito com a irmã que deixou à beira da morte na Bélgica, sob os cuidados do cunhado. O artista também está preocupado com a distribuição de seu quadrinho e, sempre que pode, tenta conferir se a HQ já chegou a alguma loja no meio do trajeto. Numa dessas oportunidades, o vendedor diz que não conhece a obra dele e que só tem Zagor. Coitado do ansioso Pierre! Não pela predominância do italiano Zagor, mas pela decepção que lhe abate em não encontrar a Cactus Circus naquele lugar. Em outra parada para abastecer em um posto de gasolina, um cartaz promocional chama atenção com os seguintes dizeres:

 “AS ESTRELAS DO NOVO FILME

TINTIN E O LAGO DOS TUBARÕES ESPERAM POR VOCÊS NOS POSTOS ESSO

TINTIN, MILU, O PROFESSOR GIRASSOL, O CAPITÃO HADDOCK, OS DUPOND-DUPONT… AO TODO 16 PERSONAGENS, AS ESTRELAS DO FILME, EM UMA NOVA AVENTURA DE TINTIN, ESCOLHIDAS PARA COMPOR ESTA NOVA COLEÇÃO ESSO. DUAS SÉRIES DE OITO BONECOS COLORIDOS. A PRIMEIRA SÉRIE, COM OITO BONECOS, LOGO COMEÇARÁ A SER DISTRIBUÍDA NOS POSTOS ESSO. A SEGUNDA SÉRIE COM OITO BONECOS, TAMBÉM. A CADA 20 LITROS DE COMBUSTÍVEL, UMA PERSONAGEM GRATUITA!

NÃO PENSE DUAS VEZES ANTES DE COMEÇAR SUA COLEÇÃO!”

DSC00565

Se tratava da promoção do desenho animado Tintin e o Lago dos Tubarões, de 1972, dirigido por Raymond Leblanc e com roteiro de Greg e Hergé. Quando o jovem Louis ganha seu colecionável do Tintin, reclama, pois é um fã incondicional de Lucky Luke. A paixão é tanta que o garoto está levando na mala uma pequena coleção de álbuns do cowboy para ler na viagem. A sensibilidade de Fernando Paz, o tradutor, em passar para o português praticamente todos os dizeres desse cartaz merece meus infinitos parabéns!

DSC00569

Outro fato interessante em relação ao menino Louis, que aparece na imagem acima, fora sua paixão pelo herói criado por Morris em 1946, é que ele diz ter um amigo imaginário, o esquilo gigante Tchouki, figura a qual toda a família já se acostumou.

Além das geniais citações a figuras ilustres dos quadrinhos europeus nesse álbum, há também uma certa contextualização política dos anos 1970, quando a Espanha e seu nada saudoso ditador Franco são mencionados no texto.

Por mais vontade que tenha de contar mais sobre essa BD da SESI-SP, vou ficando por aqui, não parando de tecer todos os elogios à editora por ter trazido essa preciosidade para o Brasil, uma HQ retrô, com personagens extremamente carismáticos e envolvidos numa história simples e linda!

É mais um quadrinho certificado pelo Tujaviu, que acaba de ganhar nosso selo de aprovação! Produit Certifié! Que venha o tomo 2, ainda inédito na Europa.

Não perca!

Por PH.

Untitled-3

 

ffdfdfdfdf

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário