Quadrinhos

O IMBATÍVEL, a grande revolução da BD em 2017, será um dos temas do Papo Franco-Belga, em edição a ser gravada na Livraria Francesa de Ipanema

DFDFDFDF
Escrito por PH

DFDFDFDFJustiça e Legumes Frescos é uma paródia bem-humorada ao universo de super-heróis que saiu no dia 07 de abril pela Dupuis, com desenhos e roteiro de Pascal Jousselin. Apesar de não tê-la lido ainda, publico aqui a tradução da sinopse da HQ que foi divulgada pelo editor, misturando-a a algumas impressões da BD que li em: http://blog.francetvinfo.fr

Tremei, malfeitores! Chegou o Imbatível! Essa nova figura dos quadrinhos pode cuidar de uma viúva ou de um órfão em perigo, assim como todo herói que se preza, mas ele igualmente salva cães, os gatos das vovós, os campos de Petanca (jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX), o filho do prefeito e toda a cidade.

Mascarado e portando uma capa, no melhor estilo de todo justiceiro, ele deixa a vida dura para os cientistas mais amalucados e piadistas de plantão, sem jamais esquecer de comprar o pão, com o qual aparece na capa da HQ. Não apenas Imbatível, ele é Imbatível, mas seu super-poder faz dele “o único verdadeiro super-herói dos quadrinhos!”

Mas o diferencial dessa nova série está na maneira com a qual o personagem se movimenta e interage com a prancha na qual cada trama curta se desenrola. Subvertendo conceitos, Pascal Jousselin construiu um campo de exploração narrativa todo especial, um espaço lúdico para seus personagens se deslocarem com toda a liberdade. Seu vingador salta de uma página à outra, ignorando questões de tempo, espaço e continuidade.

E dá para se ter uma ideia disso na página três do álbum, postada na matéria. Perceba como nosso herói, ainda em casa, olha para um garotinho e sua mãe, que estão sendo ameaçados por bandidos em um quadro logo abaixo. Diante da urgência de ajudar a essas vítimas, Imbatível apenas pula literalmente para a cena. Ainda nessa mesma narrativa, veja como um tiro dado pelo Imbatível acerta bem mais do que em apenas um alvo!

Já na página quatro, esse efeito fica mais surpreendente, quando vemos um pacote ser levado da parte inferior da página, até o início da história.

Lembrando aqui, em 1989, eu já havia pensado nessa possibilidade, ao desenhar a história A Saída, mostrada no fim do artigo!

Enfim, Imbatível não é apenas uma verdadeira homenagem à BD clássica franco-belga, mas também, uma formidável experiência de leitura, dinâmica, revolucionária e criativa.

Justiça e Legumes Frescos tem capa dura, formato de 21,8 x 30 cm, 48 páginas e preço de 10,95 €.

Em breve, estarei gravando uma edição do Papo Franco-Belga na Aliança Francesa de Ipanema, mostrando essa e outras BDs importadas que estarão chegando em breve!

Aguarde!

Por PH.

2160_couv-743x1024

3

 

 

EXPRESSION@

A-Saída-1-732x1024

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário