Quadrinhos

O dia em que Superman foi parar nos tempos de Asterix

Unghghjgjtitled-1
Escrito por PH

Unghghjgjtitled-1E o impossível parece ter acontecido! Revirando alguns quadrinhos digitalizados aqui da coleção, encontrei um título bizarro com roteiro de R.J.M. Lofficier, arte de Keith Giffen e versão brasileira de Julius Schwartz. Trata-se de uma HQ que corresponde à Action Comics, número 579, publicada em 1986. Seu título é Nos Tempos de Asterix!

São 23 páginas que mostram uma viagem no tempo de Superman e seu amigo Jimmy Olsen, depois que o fotógrafo do Planeta Diário e melhor amigo do Homem de Aço mostra ao super-herói um velho escudo que estava em exposição numa mostra galo-romana. O objeto, avaliado em milhões de dólares, seria na verdade o Escudo Arveno que Vercingetorix entregou a Júlio César na Batalha de Alésia, quando a Gália foi derrotada pelo Império Romano. Durante uma tentativa de roubo no museu em que estava exposta, a antiguidade é acidentalmente destruída e reduzida a vários pedaços. Após ver a raridade esfacelada, Super-Homem tem a ideia de retornar ao antigo território que corresponde hoje à França. Lá, pretende encontrar a peça e trazê-la para o presente, substituindo aquela que quebrou em nossos dias. No final das contas, eles voltam justamente para a época dos gauleses, onde encontram com dois lutadores muito parecidos com Asterix e Obelix, embora não sejam em nenhum momento chamados assim. Também dão de cara com um druida que é o dono do segredo de uma secretíssima poção mágica que dá força aos gauleses. É óbvio que todos os habitantes desse lugar tem nomes terminados em ix.

Mesmo que os autores dessa HQ não tenham tido autorização para fazer um verdadeiro encontro entre os universos de Asterix e Superman, camuflaram sua intenção de promover a reunião de maneira pouco cuidadosa. A referência ao pequeno gaulês nessa história é, além de evidente, explícita.

É bom não esquecermos de que a ideia de juntar esses ícones dos quadrinhos do ocidente foi reprisada tempos mais tarde na França, quando o próprio Uderzo, o desenhista de Asterix, introduziu em O Dia em que o Céu Caiu uma figura superpoderosa que parecia uma espécie de Arnold Schwarznegger usando o uniforme do Super-Homem! Isso aconteceu em 2005, num dos piores álbuns de Asterix de todos os tempos, na minha opinião, história da qual só se salva a proposta de falar com bom humor da guerra entre as indústrias de quadrinhos norte-americana e japonesa, que vem provocando estragos até hoje no irredutível mercado europeu de BDs!

Por PH.

capa

0010

0014

0018

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário