Quadrinhos

Do mesmo desenhista de January Jones, “O Retorno” resgata o violento processo de independêcia da Indonésia

Untdfddfdfdffsfsaitled-1
Escrito por PH

Untdfddfdfdffsfsaitled-1Do mesmo desenhista de January Jones, Bud Broadway, A Busca, Um Segredo de Família e Carbeau, Barones en Bolides, eis que surge mais uma bela HQ do holandês Eric Heuvel. Estou falando de Le Rétour (O Retorno), que ganhou uma edição em francês, no mês de junho, pela BD Must.

O quadrinho é a história de Bas, um homem de 81 anos que fala à sua sobrinha, durante uma viagem de avião à Indonésia, sobre as memórias da infância feliz que lá passou, a ocupação japonesa e as violentas lutas pela independência do país, na época em que ainda se chamava Índias Holandesas. Na verdade, o objetivo secreto da aventura é o de reencontrar Soerabi, jovem pela qual ele foi apaixonado, quando era soldado do exército holandês e lutava contra os nacionalistas indonésios. Embora, determinado, Bas sabe que não será fácil achar seu grande amor do passado entre os 200 milhões de habitantes da Indonésia. E ela poderia mesmo estar casada ou morta.

Indicado ao renomado Prêmio Eisner, por suas obras históricas em quadrinhos, Eric Heuvel é o grande Mestre da Linha Clara Holandês, graças a seu traço impregnado de influências de Tintin e Hergé.

A HQ possui capa dura, formato de 23 x 32 cm e tiragem de 1000 exemplares numerados que vem acompanhados por um ex-libris. O Retorno custa 29,95 euros.

Segundo Eric Heuvel, o álbum é uma grande oportunidade para reviver o passado holandês relacionado às colônias que manteve, tão pouco conhecido por seu país, o único a sofrer a dominação de alemães e japoneses.

Será que sai um dia no Brasil?

Por PH, a partir de texto fornecido pelo editor belga.

cover-le-retour

interieur-le-retour_vs-6

interieur-le-retour_vs-18

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário