Quadrinhos

Apresentamos a versão em francês de “Quaco: Vivendo na Escravidão”, quadrinho do holandês Eric Heuvel

Untdfgggitled-1
Escrito por PH

Untdfgggitled-1E o Tujaviu apresenta a versão em francês de Quaco, álbum em quadrinhos do holandês Eric Heuvel, autor de três HQs publicadas no Brasil: A Busca, Segredo de Família (Cia. das Letras) e Januray Jones: Corrida contra a morte (Avec Editora). A novidade chegou no mês de junho de 2017, na Bélgica, com roteiro da escritora Ineke Mok, editada pela BD Must.

Quaco: Vivre em Esclavage/Quaco: leven in slavernij (Quaco: Vivendo na Escravidão) tem o privilégio de ser o primeiro livro em quadrinhos sobre a escravidão holandesa. O protagonista da história, faz parte da etnia Akan, povo originário da África Ocidental que veio de uma área correspondente ao que seria Gana ou Costa do Marfim. Ele esteve entre os milhões de africanos que foram vítimas do tráfico transatlântico de escravos, negócio lucrativo que também foi perpetrado pelos holandeses.

Quaco tem somente nove anos, quando é sequestrado por traficantes na África, por volta de 1770. Graças à menina Afua, ele consegue suportar as dificuldades a bordo do navio que o leva, violentamente, de sua terra natal para um mundo desconhecido. Quaco, Afua e outros acabam em Paramaribo, a maior cidade do Suriname, onde são comprados pelo rico fazendeiro Walter Kennedy. Logo, o menino virará uma espécie de escravo de confiança de Kennedy. Após ser emprestado por ele ao Capitão John Gabriel Stedman, nosso jovem herói enfrentará a dura vida nas plantações e participará de missões militares contra escravos fugitivos, ao lado de seu novo “dono”, empreitada que o colocará em um dilema moral, ao se sentir traindo seu próprio povo! No final das contas, poderá também perder Afua.

Desenhado no mais puro estilo Ligne Claire, especialidade de Heuvel, esta HQ traz aquele visual de Tintin que é um deleite para os amantes da obra de Hergé.

Quaco: A Vida na Escravidão custa 29,95 €, possui formato de 23 x 32 cm, capa dura, 72 páginas e foi publicado numa tiragem de apenas 1000 exemplares numerados e acompanhados por um ex-libris.

Eu tenho o meu aqui em holandês, mas já encomendei a minha versão em francês! Como os protagonistas dessa história, também cruzará o Atlântico!

Por PH.

cover-quaco

interieur-quaco_vs-5

interieur-quaco_vs-15

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário