Quadrinhos

Avec Editora relança revista em quadrinhos de 1969 que conta a trajetória do maior apresentador da TV brasileira de todos os tempos

DSC02332
Escrito por PH

Untitled-2E finalmente, chegou às minhas mãos o exemplar super aguardado de Silvio Santos: vida, luta e glória, da Avec Editora, HQ lançada originalmente em 1969, escrita por Rubens Francisco Lucchetti, a partir de depoimentos que o próprio escritor colheu do apresentador em cinco visitas que fez à Rádio Nacional, em São Paulo, emissora em que Silvio trabalhava como locutor. Depois de cada ida, Luccheti batia numa máquina de escrever o que tinha anotado e entregava o material ao desenhista Sérgio M. Lima, que acabou o trabalho juntamente com o fim das conversas de 10 minutos com o Homem do Baú.

E está tudo aí nessas históricas 48 páginas impressas num tipo de papel, o lux cream 70g, que dá um gostinho de gibi antigo ao novo livro, fruto de um trabalho de restauração da revista que foi realizado pelas Faculdades Integradas Rio Branco, envolvendo professores da instituição, um alno de Publicidade e um produtor cultural que apresentou a antiga publicação. E não demorou muito para o projeto, feito através do do selo Memórias dos Quadrinhos Brasileiros, ganhar vida. Do material amarelado e desgastado pelo tempo, o leitor poderá conferir agora um quadrinho totalmente recuperado e que narra as origens do maior apresentador brasileiro de TV de todos os tempos.

Untitled-9

O fato de ser uma revista produzida com uma pegada gráfica peculiar aos anos 1960 faz com que mergulhemos na história de Silvio Santos, como se entrássemos numa máquina do tempo, partindo de seu nascimento, em 1935, e passando pelo tempo em que trabalhou como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, jornada que foi fundamental para moldar seu estilo de apresentador que sempre cativou o público.

DSC02333

Silvio Santos: vida, luta e glória ainda cobre também o tempo de serviço militar do artista, sua experiência como ator em circo e a entrada para o rádio, que mudaria sua carreira. O álbum termina com o incêndio que destruiu as instalações da TV 5, em São Paulo, num momento trágico em que Silvio ainda teve frieza suficiente para encerrar sua apresentação ao vivo, sem que o público em casa percebesse a tragédia que se abatia sobre a emissora, mais uma prova do talento desse verdadeiro mestre da televisão, ainda em atividade, e a personalidade mais imitada do mundo artístico. Quem nunca tentou reproduzir sua rizada inigualável, mesmo que por pura brincadeira?

Untitled-7

Nessa semana, estarei conversando em vídeo com Artur Vecchi, da Avec Editora, que contará tudo sobre esse lançamento apoteótico dos quadrinhos no Brasil e que é uma verdadeira “notícia”. E o grande trunfo da publicação está no fato de não interessar apenas aos aficionados por quadrinhos. Já é um sucesso absoluto, a exemplo da personalidade que a inspirou!

Silvio Santos: vida, luta e glória tem capa em brochura, formato de 21×28 cm e preço sugerido de R$ 29,9. Está em promoção no site da Avec Editora por R$ 26,90.

Comprem! Comprem!

Por PH.

DSC02334

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário