Quadrinhos

Chamada geral para a exposição da Biblioteca Nacional sobre a EBAL

gggfdds
Escrito por PH

gggfddsDepois de ter feito vários vídeos sobre a EBAL com o Otacílio Costa d’Assunção Barros, jornalista, cartunista, quadrinista e escritor brasileiro, mais conhecido como OTA, baluarte das HQs nacionais e autor da série Garota Bipolar, eis que chega uma exposição sobre a editora na qual ele trabalhou na juventude e que se constitui numa atração imperdível para quem ama quadrinhos e admira a história dessa empresa criada pelo russo Adolfo Aizen, em 1945.

E para mostrar às antigas e novas gerações o que significou a EBAl para as revistas em quadrinhos no Brasil, a Divisão de Manuscritos reuniu no terceiro andar do prédio da Biblioteca Nacional desenhos e documentos importantes sobre essa editora mítica, como uma carta pedindo providências a Adolfo Aizen, em relação a alguns periódicos considerados impróprios pela Igreja Católica, em 1952, numa época em que certas publicações eram listadas como indecentes, de orientação anticlerical ou desaconselháveis pelo Departamento Nacional da Defesa da Fé e da Moral.

Antiga parceira da argentina Editora Abril, a EBAL foi pioneira em títulos da Disney, incluindo as primeiras desenhadas por Carl Barks. Depois, de forma independente, publicou a revista O Herói e trouxe personagens emblemáticos para o país, como  Superman, Flash Gordon e Príncipe Valente, além de ter lançado o O Judoka, criado por Pedro Anísio e Eduardo Baron.

Entre 2000 e 2001, a Coleção EBAL foi doada à Biblioteca Nacional pelo filho de Adolfo Aizen, Naumim. O acervo, distribuído entre as Divisões de Periódicos, Iconografia e Manuscritos, é justamente a fonte dessa mostra incrível sobre a EBAL.

Se você mora no Rio de Janeiro, vá visitar esse pedaço de história perdido das HQs! O evento segue até o fim do mês de outubro, de segunda à sexta, das 10 às 18h. O endereço é Av. Rio Branco, 219 – Centro, Rio de Janeiro, próximo à estação de metrô da Cinelândia.

Por PH.

gggfdds

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário