Quadrinhos

Parceria portuguesa ASA/Público edita toda a coleção de Valerian até outubro de 2017

gddf1
Escrito por PH

gddf1A exemplo do Brasil, que está sendo contemplado com a publicação da série pela SESI-SP, o jornal PÚBLICO e a ASA já estão editando desde o dia 26 de Julho, a Coleção Valerian e Laureline de autoria de Pierre Christin (argumento) e Jean-Claude Mézières (desenho), coincidindo com o filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, escrito, dirigido e produzido por Luc Besson, baseado na saga de ficção científica de Christin/ Mézières, que estreia em 27 de julho em Portugal e no dia 10 de agosto no Brasil.

Pelo ritmo dos lançamentos lusitanos, realizados no jornaleiro, a saga deverá ser completada bem antes do Brasil, que ainda está no volume Integral 1, de um total de 8.

A coleção portuguesa, diferentemente da brasileira, é composta por 12 volumes (11 dos quais são álbuns duplos), que incluem todos os 23 álbuns até agora publicados de Valerian e Laureline, os intrépidos agentes espaço-temporais ao serviço de Galaxity, capital do Império Galáctico Terrestre no séc. XXVIII.

No final, o leitor poderá adquirir o que parece ser uma espécie de sobrecapa que acomodará toda a coleção, trazendo uma bela ilustração de Valerian e Laureline e a relação dos títulos editados.

Não tenho certeza, mas acho que essas novas edições portuguesas não trazem material extra, como a brasileira, além dos quadrinhos em si.

Onze álbuns duplos e uma aventura solo, numa edição em capa mole com orelhas e com valor unitário de de 8,90€, chegarão todas as quartas-feiras, segundo lista abaixo:

N.º saída             Títulos originais                               Data de entrega

1             Sonhos Maus / A Cidade das Águas Movediças                26-07-2017

2             O Império dos Mil Planetas / O País sem Estrela               02-08-2017

3             Bem-Vindos a Alflolol / Os Pássaros do Mestre                09-08-2017

4             O Embaixador das Sombras / Em Terras Fictícias              16-08-2017

5             Os Heróis do Equinócio / Metro de Châtelet – Direcção Cassiopeia         23-08-2017

6             Estação de Brooklyn – Terminal do Cosmos / Os Espectros de Inverloch              30-08-2017

7             A Ira de Hypsis / A Grande Fronteira                     06-09-2017

8             As Armas Vivas / Os Círculos do Poder  13-09-2017

9             Reféns do Ultralum / O Órfão dos Astros            20-09-2017

10           Tempos Incertos / Nas Imediações do Grande Nada     27-09-2017

11           A Ordem das Pedras / O AbreTempo    04-10-2017

12           Recordações de Futuros (álbum single)               11-10-2017

Para os cariocas que lembram, Valerian era uma das tiras em quadrinhos que eram publicadas no Jornal O Globo, nos anos 1970. Se você não é do Rio de Janeiro, pode ter acompanhado algumas aventuras de Valerian que chegaram ao Brasil, importadas de Portugal, via MeribéricaASA. Por aqui, oficialmente, nunca tinha havido sequer uma edição oficial em português do personagem.

Graças à iniciativa da SESI-SP, não ficaremos dependentes de Portugal para curtir as HQs de Valérian. Muitos não sabem, mas a HQ influenciou George Lucas na concepção de Guerra nas Estrelas.

Por PH, a partir de matéria publicada no site bandasdesenhadas.com.

AF_K_Valerian01-1

Lombada-Release_Valerian (1)

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário