Quadrinhos

Falsa Partida é a sétima aventura de Akissi, a sapeca menina africana que foi criada pela mesma autora de Aya de Yopougon

ak
Escrito por PH
E-Books Mais Vendidos

akO tema desse post é o volume 7 de Akissi, intitulado Faux Départ. Essa HQ saiu na França em outubro de 2016, pela Gallimard, mas ainda não havíamos tido tempo de falar sobre ela.

Finalmente, graças a um dos escambos que fazem com que muito material importado chegue até nós, conseguimos ler esse simpático quadrinho.

Antes um pouco, saiba mais a respeito de nossa endiabrada garotinha africana que teve apenas o primeiro número de sua curiosa saga editado no Brasil em 2011, com a marca da Editora Ática, intitulado O Ataque dos Gatos.

Trata-se de uma espécie de spin-off de Aya de Yopoungon, um projeto extremamente bem-sucedido da escritora Marguerite Abouet que teve os dois volumes iniciais publicados no país pela L&PM, levando o traço de Clément Oubrerie. Todas as duas séries tem em comum o fato de se passarem na Costa do Marfim, revelando a infância passada pela autora no lugar.

Akissi é uma menina que vive suas divertidas aventuras com seus amigos na África, sob um ponto de vista infantil, mágico e, por vezes, exagerado. São narrativas cheias de ingenuidade, das quais, somente crianças poderiam ser protagonistas. Durante a leitura, é comum vermos alguma citação retrô, lembrando a infância vivida pela autora na Costa do Marfim, como o seriado japonês Spectreman, exibido na TV local e sucesso entre a molecada. O maior fã da animação é o menino Edmon, que já tentou se jogar do telhado de sua casa para voar como seu herói japonês. É claro que ele se machucou muito nessa ingênua brincadeira!

Em Falsa PartidaPélagie acaba de descobrir que seus pais estão se separando e que ela terá que se mudar de Yopougon e viver na cidade da mãe. Para evitar que a tragédia aconteça e fique longe de sua querida coleguinha, Akissi lança mão de um plano macabro para arrumar uma segunda esposa para o pai, justamente a mãe de Pélagie.

Enquanto isso, Akissi, ela própria, passa igualmente por problemas, quando um tio vindo da França pretende levá-la para a França, esse país europeu longínquo e frio, segundo ela, reino de ursos polares.

Impedir que as duas meninas deixem o bairro em que moram, não será tarefa fácil. E no meio disso tudo, ainda há uma hilária aparição de RAHAN, personagem criado em 1968 por Roger Lécureux (texto) e André Chéret (desenhos), lembrando bastante um outro herói do gênero, o fortão TAAR, que chegou a ser publicado pela Meribérica.

O desenhista de Akissi é o francês Mathieu Sapin, também autor de Une Fantaisie du Docteur Ox, inspirada na obra de Júlio Verne. Dono de um traço despojado, nasceu em Dijon, no ano de 1974. Recentemente, o artista lançou uma BD, na qual conta como foram os cinco anos em que passou na cola do ator Gérard Depardieu.

Em capa dura, com 48 páginas e formato de 20,6 x 26,7 cm, esse quadrinho custa 10,50 €. Seu idioma é o francês.

Me divirto muito com essa BD, que pode ser comparada à uma versão africana do Pequeno Nicolau.

Por PH.

Akissi 7

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário