Quadrinhos

Desenho animado de Gaston Lagaffe estreia no Canal Futura

2
Escrito por PH

2Estreou no Canal Futura, baseado na obra do desenhista FRANQUIN, GASTON, desenho animado que tem coprodução de Marsu Productions, france télévisions e Normaal, com música de Féloche e produção de Alexis Lavillat.

É uma animação de apenas sete minutos que deverá passar de segunda a sexta, às 16h, mostrando a rotina de uma redação de jornal em que “trabalha” Gaston Lagaffe”, a grande paixão de André Franquin, artista que largou a confecção dos álbuns de Spirou e Fantasio para se dedicar inteiramente à sua cria.

Com movimentos limitados, mas muito simpático, o desenho começa lembrando de um tempo em que não havia celulares e mundo digital e o papel era tudo. Então, o interlocutor, todo em negro, conta que um dia, Gaston, um personagem indefinido, preguiçoso, desempregado, encostado da vida, guerreiro do repouso e muito querido, chegou para fazer parte da equipe do periódico.

Em relação à técnica simples da animação, a explicação pra o espartano trabalho se encontra no fato de que o Studio Normaal não conseguiu autorização para redesenhar a BD de Franquin. A solução então, foi dar vida a esses universo, a partir dos próprios desenhos que estão nos quadrinhos, o que acabou deixando tudo muito próximo da banda desenhada.

Os outros personagens das histórias, próximos do Gaston, dublado originalmente por Micha Lescot, são Léon Prunelle e Yves Lebrac. Além desses, completam o elenco: Mademoiselle Jeanne, Aimé De Mesmaeker, Joseph Boulier, Jeff e o próprio Monsieur Dupuis.

São 78 episódios no total que começaram a ser exibidos na Europa em 2009. Passando dois por dia no Futura, creio que gravarei todos em breve. Que Deus me ajude! E nada de gravar naquele sistema de não poder tirar de dentro do aparelho da operadora! Eu sou das antigas! Tenho gravador de DVD! Todo esforço vale a pena! Não é à toda hora que aparece um lançamento desses, de pedigree europeu, na TV brasileira.

Ana Paula Teixeira, a Nani, é a dubladora da personagem Jane, nessa simpática produção com dublagem curitibana, assinada por Mônica Placha.

E vejam abaixo, algumas capturas de tela que eu tirei para mostrar a vocês!

Por PH.

presenta

3

4

5

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

Deixe seu comentário