Quadrinhos

Tocando na questão atual dos refugiados, “O melhor que podíamos fazer” documenta a fuga de uma família do Vietnã na década de 1970

the-best-we-could-do-feat
Escrito por PH

the-best-we-could-do-featO melhor que podíamos fazer (The Best We Could Do) é mais um aguardado lançamento da Editora Nemo, de autoria de Thi Bui e tradução de Fernando Scheibe.

Segundo o editor, esta é uma história de busca por um futuro melhor e de saudosismo pelo passado. Explorando a angústia da imigração e os efeitos duradouros que o deslocamento tem sobre uma criança, Bui documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970, e as dificuldades que enfrentaram para construir uma nova realidade. O melhor que podíamos fazer traz à vida a jornada de Thi Bui em busca de compreensão e fornece inspiração a todos aqueles que anseiam por um futuro melhor, enquanto recordam o passado de privações.

E as críticas internacionais à obra foram muito positivas:

“Devastador e luminoso.”
Tom Hart, autor e ilustrador de Rosalie Lightning: Memórias gráficas, best-seller n° 1 do New York Times.

“O livro de Thi Bui me tirou o fôlego. Numa época de crise de refugiados, sua mensagem é necessária. O melhor que podíamos fazer expande a história pessoal de uma família num contexto histórico global, enquanto condensa as gerações da guerra no Vietnã a proporções íntimas e humanas. Bonita e poderosa”.
Craig Thompson, autor e ilustrador de Retalhos e Habibi.

“Com grande domínio da escrita e do desenho, Thi Bui mostra como as consequências da guerra se transmitem de geração em geração. O melhor que podíamos fazer honra o Vietnã da mesma maneira que Persépolis, de Marjane Satrapi, honra o Irã.”
Maxine Hong Kingston, autora do The Fifth Book of Peace e I Love a Broad Margin to My Life.

“O melhor que podíamos fazer aterrissa com a destreza de um golpe e a força de uma montanha. Thi Bui oferece uma perspectiva vietnamita raramente vista durante a guerra e uma visão da história daquele país que faz com que este livro seja uma leitura essencial para qualquer um que procure ir fundo neste assunto. Ao mesmo tempo íntimo e abrangente em seu retrato da experiência humana, O melhor que podíamos fazer me fez chorar.”
Leela Corman, autora e ilustradora de Unterzakhn.

O melhor que podíamos fazer tem 336 páginas, formato de 17 x 24 cm, capa em brochura e preço em pré venda de R$ 64,90 na Amazon, Livraria da Folha e Martins Fontes.

Texto fornecido pelo editor.

5734298-01

best-we-could-do-1

1525-20170713085555

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário