Colecionáveis Quadrinhos

Veja a segunda parte da matéria “Fazendo as estátuas dos Túnicas Azuis em Durepox”

mat tu
Escrito por PH

mat tuE aqui estamos nós para a segunda parte da matéria que mostra o meu processo de criação de duas estátuas dos Túnicas Azuis, empolgado pela recente coleção da ASA/Público que circulou em Portugal, uma seleção de ótimas histórias de uma franquia belga da Dupuis que já chega a sessenta títulos, na Europa. Uma pequena partes deles foi editada pela brasileira Martins Fontes, no Brasil, durante os anos 1980.

Para quem não conhece, a série tem como protagonistas, o Sargento Cornelius Chesterfield e o Cabo Blutch, que vivem suas desventuras em tempos de Guerra Civil Americana, conflito travado entre 1861 e 1865 que opôs o Norte ao Sul do país. Substituta de Lucky Luke, quando o personagem deixou as páginas da revista Spirou para cavalgar nas páginas do Jornal Pilote, essa saga humorística de Western é assinada pela dupla Cauvin/Lambil. Na verdade, os heróis foram criados em 1968 pelo desenhista Louis Salvérius e pelo roteirista Raoul Cauvin e passaram a ser desenhados por Willy Lambil, depois de 1972, após a morte de Salvérius.

E para encarar esse desafio de modelar dois consagrados heróis da BD, me baseei numa ilustração que se encontra no fim das HQs da ASA/Público, na qual Chesterfield se apresenta com as mãos no queixo, meio desconfiado, ao lado de seu amigo. Blutch, por sua vez, parece estar assoviando.

Na última vez em que postei fotos das estátuas que produzo com Durepox, tinha parado nas pernas de nossos amigos. Depois de muito lixar, cheguei à uma proporção correta para essa parte do corpo dos meus futuros colecionáveis. Logo em seguida, construí o tronco de cada um e passei a dar atenção inteiramente ao Blutch, que já possui camisa, suspensórios e farda com suas devidas divisas de soldado e botões. Falta agora terminar sua cabeça e partir para o Chesterfield.

Untitled-1

Lembro que o processo é extremamente demorado e exige que as partes, feitas aos poucos, tenham que secar em várias etapas! Não tem como querer adiantar nada e a paciência é o segredo dessa atividade! Já estou na terceira semana e creio que passarei de um mês!

Espero que gostem! Tudo isso vai virar um Papo Franco-Belga!

Por PH.

ref

DSC_0580

DSC_0500

rumberly

fogo

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário