Quadrinhos

Primeiras impressões sobre Paciência, nova graphic novel de Daniel Clowes

clowes copy
Escrito por PH

clowes copyE para quem achar que essa é uma matéria corriqueira do site, quero deixar claro que sou fã ao extremo do desenhista americano Daniel Clowes e que nos últimos anos, tenho comprado tudo o que ele publicou, em inglês, francês e em português, conforme a foto ao lado. Em nosso idioma, aliás, seus títulos disponíveis são bastante escassos! Para ajudar a diminuir essa falta de quadrinhos de Clowes nas livrarias, a Editora Nemo introduz no mercado a última obra do autor que mora em Oakland, Estados Unidos, com a família.

Paciência, de 2016, chega fazendo estardalhaço com sua luxuosa impressão, título em tinta prateada e capa em brochura com orelhas que incluem inúmeros elogios de publicações e personalidades famosas a Clowes, incluindo Guillermo del Toro, dão informações sobre o desenhista e trazem um pequeno resumo da trama. No final, o leitor poderá conferir até uma capa alternativa para a HQ. Essa graphic novel é tão bacana e especial, que resolvi fazer um vídeo com ela, no qual exibirei todas a minha coleção de Clowes.

Paciência representa o retorno de Clowes, após um jejum de cinco anos de HQs, desde que publicou Wilson em 2010, que possui tradução em português.

DSC_0065 copy

DSC_0066

Paciência é narrada de forma intensa, emocionante, numa mistura perfeita entre história e arte, prendendo a atenção do leitor até o fim e revelando toda a determinação do protagonista, que possui um pensamento fixo na cabeça. Balões com falas cortadas, intencionalmente, dão toda uma bossa à narrativa e revolucionam a forma como se trata o texto na Arte Sequencial, enquanto palavrões em profusão caem como uma luva num drama verborrágico!

Na trama, Jack Barlow passa por sérios problemas financeiros em 2016. Ele perdeu o emprego e virou entregador de panfletos nas ruas, fato que sua companheira ignora. Para piorar, ela conta que está grávida, num momento em que Jack não considera ser propício para ter uma criança. Sem ter o que fazer, Jack precisa digerir a ideia de ser pai e acaba se acostumando com a vinda do futuro bebê, bem mais do que imagina, embora não tenha ideia de como irá sustentar o bebê. Um dia, Jack Barlow chega em casa e se depara com a mulher assassinada. Depois de virar imediatamente suspeito do crime pela polícia e após ter se livrado da acusação, ele passa a ter uma única obsessão na vida: descobrir quem deu fim à vida de Paciência. Os anos passam e finalmente, em 2029, Jack consegue um jeito de voltar ao passado, para 2006, anos antes da tragédia, com o objetivo de tentar salvar seu amor da morte “certa”. No fim das contas, as revelações que terá sobre o crime e a respeito de si mesmo e de Paciência serão surpreendentes.

Aguarde, para breve, o vídeo que preparo sobre essa sensacional ficção científica psicodélica de Clowes, talvez um de seus melhores argumentos! Trata-se de um verdadeiro divisor de águas em sua carreira e no mundo das HQs. Como se já não bastasse tudo isso, as cores desempenham um papel importantíssimo nessa aventura nada convencional, como se voassem em direção a nossos olhos!

Nota 1000, mesmo sem chegar ao final da leitura!

Por PH.

DSC_0069

DSC_0068

DSC_0067

novo

DSC_0078

clowes copy

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário