Quadrinhos

Vicent Van Gogh de Mirella Spinelli é uma obra de arte em quadrinhos

gffgfgf
Escrito por PH

gffgfgfDepois de O Diário de Anne Frank em QuadrinhosMirella Spinelli nos brinda com Vincent van Gogh, publicação que tem a marca da Editora Nemo.

Autora do texto e das lindas ilustrações dessa HQ, Mirella conta a história de Vincent Willem van Gogh, pintor holandês do Pós-Impressionismo que é uma das figuras mais importantes da história da arte no Ocidente. Ela começa por sua relação harmoniosa com o irmão mais novo, Theo, que sempre nutriu uma imensa admiração pelo futuro mestre da pintura. Embora tivesse uma saúde mais frágil do que a de Van Gogh, Theo se mostrou desde cedo uma pessoa mais centrada do que o seu irmão mais novo, fato que seria extremamente importante no futuro.

Nascido em 1853, nos Países Baixos, Van Gogh não demorou para demonstrar sua personalidade desequilibrada. Em uma ocasião, após ter se desiludido amorosamente com a prima Cornélia, descuidou da aparência e desenvolveu uma depressão profunda que o conduziu a um fanatismo religioso e à determinação de se tornar pregador, sem sucesso.

Incompreendido e considerado louco, por muitos, o artista tentou se enquadrar nos padrões de pintura clássicos e chegou a ter aulas com profissionais renomados do meio, que acabavam por depreciar seu trabalho. No fim das contas, rompeu com todos os padrões da época e decidiu pintar o que sentia e sentir o que pintava.

Como tinha sido mandado embora de vários empregos, Vicent teve em seu irmão Theo o grande porto seguro para se sustentar e desenvolver a própria arte. Em troca de uma rica mesada, passava suas telas a Theo para que ele tentasse vendê-las. Ninguém queria adquiri-las!

Levando uma vida desregrada e frequentando bordéis, bares e cabarés, Van Gogh pegou sífilis, perdeu boa parte dos dentes e se tornou viciado na bebida Absinto.

Já no fim da vida e morando na França, desavenças com o pintor Gauguin, que morava com ele em seu atelier em Arles, lhe custaram uma orelha decepada. Pouco tempo depois, numa tentativa de suicídio com arma de fogo, morreu em decorrência do ferimento causado em sua barriga pelo disparo.

É claro que tudo isso faz parte da história e não estou, de forma alguma, liberando spoilers. O que diferencia essa HQ de outras que já conferi sobre o pintor é a forma com a qual Mirella transforma a narrativa em leitura interessante e rápida, além de sua capacidade de transformar cada um dos quadros dessa graphic novel em verdadeiras obras de arte que encantam, como já havíamos visto em Leonardo da Vinci e Anne Frank, dois outros títulos que publicou pela Nemo. Por isso, mesmo que você conheça a trajetória de Van Gogh, de cor e salteado, vale a pena vê-la contada sob o olhar objetivo da autora, que optou pelo uso de belas e coloridas imagens, no lugar de texto excessivo.

O quadrinho faz parte da Coleção Mestres da Arte em Quadrinhos, possuindo 48 páginas, formato de 20 x 27 cm e capa em brochura. Custa R$ 44,90.

Vicent Van Gogh da Nemo é uma obra de arte em quadrinhos!

Por PH.

van

DAhGmktW0AACJ9d

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário