Quadrinhos

Primeiras impressões a respeito do álbum “Valerian Integral: Volume 1”, da SESI-SP Editora

mat
Escrito por PH

close 2Finalmente, depois de uma espera de quase quarenta anos, Valerian, O Agente Espaço-Temporal, série que eu aprendi a curtir nas páginas do saudoso suplemento carioca O Globinho Super Colorido, deu as caras no Brasil em um volume integral, graças à ousadia sem precedentes da SESI-SP, guerreira editora paulistana que anda lançando as duas coleções do mais famoso groom da banda desenhada, SPIROU e O SPIROU DE.

Essa brilhante estreia coincide com o filme Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, escrito, dirigido e produzido por Luc Besson, baseado na saga de ficção científica criada por Pierre Christin (roteiro) e Jean-Claude Mézières (desenhos).

Na verdade, a SESI-SP trouxe para o brasil a versão do integral que corresponde à BD publicada em 2016 pela Dargaud, uma luxuosa edição com 160 páginas que apresenta, além dos quadrinhos, material extra no final da publicação com imagens do filme e do quadrinho, entrevistas com o diretor Luc Besson e com os criadores da HQ, de uma maneira que não foi possível realizar na primeira versão desse álbum, de 2007. Nesse primeiro Integral, havia apenas Os Maus Sonhos, a versão completa de A Cidade das Águas Movediças (com páginas adicionais editadas na revista Pitole), O Império dos Mil Planetas (argumento que deu origem ao filme) e texto de Stan Barets, um especialista em ficção científica.

Agora, todo esse material ganhou extras, como a história Terra em Chamas e o bônus com entrevistas concedidas a Chistophe Quillien, iniciando uma levada de sete integrais que incluem todas as 21 viagens espaciais do personagem e de sua companheira, Laureline.

E o que posso dizer, é que trata-se de um livro de primeira, luxuoso, exuberante, apaixonante, indescritível, com capa em brochura resistente, com orelhas, e detalhes em prateado que eu penso não existirem no original em francês! Com essa empreitada, a SESI-SP editora se superou! São 160 páginas em papel de extrema qualidade de uma BD antológica que inspirou Star Wars e revolucionou a ficção científica, ao surgir em 1967. Há, inclusive, um elemento cinzento que envolve capa e contracapa, promovendo esse feito histórico de Valerian, em relação à saga de George Lucas.

O ponto forte dessa edição, na minha opinião é Os Maus Sonhos, a narrativa zero do herói, que durante muito tempo permaneceu inédita! Ela traz um interessante traço inicial de Valerian, bem diferente daquele que o consagraria no futuro! Vale a pena conferir esse começo de carreira do personagem! Na realidade, todos os aspectos desse quadrinho merecem destaque! E por apenas R$ 58,00, tudo se justifica ainda mais!

Não vou dar muitos detalhes, pois preparo um vídeo sobre esse verdadeiro acontecimento do mercado editorial brasileiro de quadrinhos! Mesmo não avançando muito sobre o assunto, até pelo fato de ainda não ter lido todo o seu conteúdo, posto as fotos que tirei da HQ! Divirta-se com elas! Na última delas, apareço em mesmo inserido em sua capa, ao lado de Valerian e Laureline.

O lançamento da publicação aconteceu no dia 13 de maio, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Esse evento das galáxias foi mediado por Silvio Alexandre, criador do Fantasticon e membro da Comissão Organizadora do Troféu HQ Mix e teve sorteio de brindes, exibição de material exclusivo do filme, além de ter contado com as presenças ilustres de Sidney Gusman, Marcelo Campos e de Rodrigo Faria e Silva (Editor-chefe da SESI-SP editora).

No dia 10 de agosto de 2017, quando Valerian e a Cidade dos Mil Planetas estrear nas salas de cinema, seria fundamental que o leitor desse uma conferida nessa maravilha! Não será nem um esforço!

Compre a BD na Livraria Cultura! Basta clicar nessa pequena capa que aparece abaixo e ser transferido para seu site!                                                                                                                                                                                                             

Por PH.

DSC_0262

DSC_0263

DSC_0264

DSC_0267

DSC_0268

DSC_0269

DSC_0272

Valerian 1

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário