Quadrinhos

Paciência, graphic novel de Daniel Clowes, mostra a viagem no tempo que Jack Barlow faz para evitar que sua esposa seja assassinada

capa
Escrito por PH

Enquanto Paciência, de Daniel Clowes, está para sair pela Nemo, editora que tem publicado as melhores graphic novels de todos os tempos, divulgo algumas considerações sobre esse título e autor.

Quadrinista americano independente, bastante afastado do mercado mainstream que domina seu país, Clowes é um artista com um vasto trabalho.

Em 1985, desenhou para Love & Rockets, a revista dos irmãos Hernandez, e lançou posteriormente, em 1989, o primeiro número de sua própria publicação, a Eightball, editada pela Fantagraphics Books até o ano de 2004.

Entre maravilhosos quadrinhos que tem a sua assinatura, recebeu prêmios por David Boring e Ghost World. O último citado virou filme em 2001, estrelado pela ainda iniciante Scarlett Johansson. Clowes chegou a ser indicado ao Oscar, pelo roteiro desse longa.

E por falar em cinema, aguarda-se para breve a estreia de Wilson, roteirizado por ele, dirigido por Craig Johnson e tendo Woody Harrelson como um dos protagonistas da película.

Além de todos esses êxitos pelo universo da Sétima Arte, Daniel Clowes também criou cartazes para filmes e fez ilustrações para inúmeras revistas, como: The New Yorker, Details, Esquire e Village Art.

capa

Paciência representa o retorno de Clowes, após um jejum de cinco anos de HQs, desde que publicou Wilson em 2010, obra que acabou ganhando tradução em português.

Nesse meio tempo, foi pai e sofreu uma delicada operação em seu coração. Talvez, por essas fortes experiências vividas por ele, seu estilo atual tenha ficado ligeiramente menos pessimista, embora a trama de Paciência seja narrada de forma violenta.

As 180 páginas dessa graphic novel trazem um de seus argumentos mais profundos e emocionantes, uma mistura de todos os elementos que Clowes já trouxe até hoje, ao mesmo tempo, diferente de tudo o que autor que já realizou em em seus originais quadrinhos psicológicos e que fogem totalmente ao lugar comum.

Em Patience, Jack Barlow está decidido a descobrir a identidade do assassino de sua última esposa, Paciência, que estava grávida. Obcecado, Jack consegue descobrir um meio de voltar ao passado para salvá-la da morte certa, enquanto descobre o que está por trás das origens traumáticas da falecida mulher e encontra outras verdades sobre si mesmo. O quadrinho, entretanto, começa antes disso, em 2012, sob a perspectiva de Barlow. Nessa época, ele se mostra ansioso, diante da responsabilidade e das dificuldades financeiras que virão de sua paternidade futura e parece desapontado por não conseguir ser um bom marido para Paciência, apavorado e consumido pelo destino do filho que ainda nem nasceu.

Trata-se de um romance psicodélico de ficção científica que deverá conquistar os leitores brasileiros.

Por PH.

pages

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário