Quadrinhos

Mermaid Project 5 fecha o primeiro ciclo da saga futurista de Leo, Corime Jamar e Fred Simon, HQ que tem boa parte de sua história se passando no Rio de Janeiro

fgfgfg
Escrito por PH

fgfgfgNo dia 24 de fevereiro, saiu o quinto episódio de Mermaid Project, série desenhada por Fred Simon e escrita pelo brasileiro LEO (Os Mundos de Aldebaran) e Corine Jamar, com cores de Jean-Luc Simon. Na semana passada, eu tive a felicidade de rebeber esse quadrinho, juntamente com Survivants 5, outro título do LEO. Foi o próprio autor que me enviou os dois álbuns da França, numa gentileza indescritível, devidamente autografados por ele. No fim da matéria, você pode conferir o UNBOXING que eu gravei em vídeo dessa material, transformado em episódio do Papo Franco-Belga.

Mermaid Project traz um espetáculo de cores, argumento, cores, ficção científica e originalidade, desenhado num estilo semi-realista, em que o rosto de seus personagem é apresentado de maneira caricata. Já li todos os tomos anteriores e vibrei com eles, como se fizessem parte da minha família. Nesse momento, ando contatando editores brasileiros para que essa saga chegue logo ao Brasil, traduzida por mim.

Essa HQ, como já falei anteriormente, mostra um futuro próximo em que o poder troca radicalmente de mão no planeta, afetado por sérias mudanças climáticas. Brancos e o Primeiro Mundo passam a segundo plano e encaram decadência, intempéries e falta de dinheiro. A França, por exemplo, não tem mais recursos financeiros para cuidar da Torre Eiffel, que se encontra em ruínas por falta de manutenção. Nesse novo cenário, negros, pardos, mestiços, sul-americanos e nações até então em desenvolvimento dão as ordens na nova ordem mundial.

Em Paris, a branquela Inspetora Romanne Pennac tenta se impor num universo dominado por homens, enquanto sua cor da pele e olhos claros não ajudam muito. Ela sofre na pele o que muitos negros vivem hoje em dia, vítimas de um racismo que ainda persiste. Logo, ela estará envolvida em um caso que investiga a Alga Power, conglomerado com instalações no Brasil que faria bizarras experiências genéticas, numa tentativa de criar híbridos entre humanos e golfinhos, num processo que remonta há anos e que tem origem num orfanato em que Romane e seus irmãos moraram quando pequenos. Estranhamente, seu irmão trabalha na Alga Power, mas consegue fugir de lá, ajudado por um misterioso desconhecido e consegue fugir para Paris, enquanto sua sobrinha é sequestrada na Cidade Luz e levada para as novas instalações da Alga Power, uma ilha artificial no meio do oceano. Nesse meio tempo, o policial El Malik e Pennac são ajudados por golfinhos e conseguem finalmente invadir a fortaleza atual da Alga Power. Nesse tomo 5 de Mermaid Project, a dupla penetra por dutos que ficam em baixo desse quartel-general secreto para não serem percebidos por seus inimigos e terão que libertar a jovem parente cativa de Pennac e outras vítimas inocentes dos terríveis experimentos da Alga Power, ajudados por um novo personagem e por uma inesperada e reforçada equipe marinha. Conseguirão ter sucesso em sua missão? A resposta para a questão está nessa fascinante HQ que termina agora o seu primeiro ciclo de cinco álbuns, devendo mudar de nome em uma continuação que ainda não tem data certa para sair.

Quem teve o prazer de conferir os tomos anteriores da saga, sentiu aquele clima de familiaridade, ao ver um Rio de Janeiro futurista, mas que mantém intactos dois de seus pontos turísticos famosos, como o Maracanã e o Pão de Açúcar. Além disso, é possível ver o Centro da cidade, em meio a antigas e novas construções arrojadas, e carros modernos com um certo ranço retrô que circulam por terras cariocas.

Mermaid Project: Volume 5 tem capa dura, formato de 24 x 32 cm e 56 páginas. No final, há um dossier com entrevista de três páginas com o LEO e uma HQ em preto e branco com três pranchas que antecipa fatos que irão acontecer na série que dará continuidade à essa!

Agradeço muito ao Leo por ter enviado o livro!

Por PH.

Mermaid Project - Leo - Tome 5

18342091_654455268076477_7715151808373297321_n

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário