Quadrinhos

Marco Oliveira nos apresenta em “Finório” uma análise do impacto da violência sobre a vida das pessoas

Untitled-3
Escrito por PH
E-Books Mais Vendidos

Untitled-3E hoje, no Tujaviu, tem Finório, um simpático quadrinho que saiu no fim do ano passado pela Zarabatana Books. Não tinha dado tempo ainda para falarmos sobre ele. Apesar de não o termos lido ainda, consideramos seu estilo, temática e história, absolutamente de acordo com o tipo de HQs que divulgamos no site.

Segundo o editor, por onde quer que caminhe, Francisco, ou simplesmente Frank, se vê constantemente envolvido com atos violentos, que se tornam um grande obstáculo em sua vida. Tímido, não consegue lidar com percalços como o bullying, a violência doméstica e a criminalidade, preferindo sempre se esquivar a enfrentá-los.

A violência fascina a uns mais do que a outros e não há meio de se mensurar isso. Da adolescência à idade adulta, a dificuldade do personagem principal em confrontar seus desafetos o leva a buscar soluções imprevisíveis, alimentadas pelo crescente ódio.

Em seu primeiro trabalho como roteirista, Marco Oliveira nos apresenta em Finório uma análise do impacto da violência sobre a vida das pessoas. Dos limites de cada indivíduo. Das diferentes reações perante atos violentos e o fascínio que eles podem causar.

Marco Oliveira nasceu em 1983 e apenas em 2009 decidiu fazer quadrinhos. Começou com tiras de humor e lançou, em 2013, seu primeiro livro, o Overdose Homeopática. No ano seguinte, em parceria com o roteirista Marcelo Saravá, se aventurou na graphic novel Aos Cuidados de Rafaela, seu primeiro trabalho como desenhista de história longa. Em 2015, publicou Mute, seu terceiro e mais experimental obra, um apanhado de pequenas histórias mudas cheias de experimentações gráficas. Três amostras tão distintas entre si que poderia ser dito que são de diferentes autores. E, pra não fugir à regra, Finório, seu quarto livro, é sua primeira publicação como roteirista de uma graphic novel. Em quatro anos, quatro livros, como quatro filhos diferentes, mas de um mesmo pai!

O projeto foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2015.

Finório tem capa em brochura, 240 páginas em preto e branco e preço de R$36,00.

Texto fornecido pelo editor.

Untitled-2

Finorio017

169

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário