Quadrinhos

Falsa partida é o sétimo volume da divertida saga africana de Akissi, série escrita pela mesma autora de Aya de Yopougon

mart
Escrito por PH

martO tema desse post é o volume 7 de Akissi, intitulado Faux Départ. Essa HQ saiu na França em outubro de 2016, pela Gallimard, mas ainda não havíamos tido tempo de falar sobre ela.

Antes um pouco, saiba mais a respeito de nossa endiabrada garotinha africana que teve apenas o primeiro número de sua curiosa saga editado no Brasil em 2011, com a marca da Editora Ática, intitulado O Ataque dos Gatos.

Trata-se de uma espécie de spin-off de Aya de Yopoungon, um projeto extremamente bem-sucedido da escritora Marguerite Abouet que teve os dois volumes iniciais publicados no país pela L&PM, levando o traço de Clément Oubrerie. Todas as duas séries tem em comum o fato de se passarem na Costa do Marfim, em Abidjan, mais precisamente no bairro de Yopougon, revelando a infância passada pela autora no lugar.

Akissi é uma menina que vive suas divertidas aventuras com seus amigos nos anos 1970, sob um ponto de vista infantil, mágico e, por vez, exagerado. São narrativas cheias de ingenuidade, das quais, somente crianças poderiam ser protagonistas. Durante a leitura, é comum vermos detalhes que se referiram a essa época, como o seriado japonês Spectreman, exibido na TV local e sucesso entre a molecada.

Em Falsa Partida, Pélagie acaba de descobrir que seus pais estão se separando e que ela terá que se mudar de Yopougon e viver na cidade da mãe. Para evitar que a tragédia aconteça e fique longe de seus coleguinhas, todas as artimanhas serão permitidas. Enquanto isso, Akissi passa igualmente por problemas, quando um tio vindo da França pretende levá-la para esse país europeu longínquo e frio, segundo ela, reino de ursos polares. Impedir que as duas vão embora da Costa do Marfim, não será tarefa fácil.

O desenhista da HQ é o francês Mathieu Sapin, também autor de Une Fantaisie du Docteur Ox, inspirada na obra de Júlio Verne. Dono de um traço despojado, nasceu em Dijon, no ano de 1974. Recentemente, o artista lançou uma BD, na qual conta como foram os cinco anos que passou na cola do ator Gérard Depardieu.

Em capa dura, com 48 páginas e formato de 20,6 x 26,7 cm, esse quadrinho custa 10,50 €. Seu idioma é o francês.

Por PH.

A7

Ce document a été créé et certifié chez IGS-CP, Charente (16)

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário