Livros

“Todo Hergé: Itinerário de um colecionador sortudo”, o livro que mostra a incrível coleção de objetos de Tintin de Stéphane Steeman

dfdffddffd
Escrito por PH

dfdffddffdRemexendo aqui e ali na coleção, encontrei o livro Tout Hergé: Itineraire d’un collectionneur chanceux, deuxième édition (Todo Hergé: Itinerário de um colecionador sortudo, segunda edição), livro do saudoso Stépahne Steeman que foi publicado pela Casterman em 1991.

Belga de nascença e desafeto declarado de Nick Rodwell, Steeman foi um humorista belga, defensor contra as acusações de colaboracionismo durante a Segunda Guerra Mundial sofridas por Hergé em toda a sua vida, colecionador e especialista em itens relacionados ao criador de Tintin.

Enquanto esteve vivo, Stéphane reuniu um acervo invejável de objetos, livros, quadrinhos, brinquedos do personagem e muito mais. Tudo isso virou tema da Exposição Tout Hergé, realizada no verão de 1991 em Welkenraedt. Como apoio à mostra, Stépahne Steeman reuniu fotos de parte dessa memorabilia de Hergé que acumulou durante anos e publicou o livro que é tema da matéria de hoje.

Em capa dura e no mesmo formato dos álbuns regulares de Tintin, Tout Hergé: Itineraire d’un collectionneur chanceux tem 64 páginas em papel couché, ricamente ilustradas. Nelas, Steeman fez questão de mencionar os preços astronômicos que inúmeras peças de Tintin alcançam no mercado, além de exibir documentos desconhecidos, a estátua e o busto do herói, a placa comemorativa na casa em que nasceu o autor, a avenida Hergé em Céroux, selos, colheres, um curioso telefone de parede de Tintin e muito mais.

Orgulhoso de seus tesouros, ele achava que expô-los, poderia ajudar na melhora da coleção de outros admiradores e fanáticos por Hergé. E ainda imaginava que se Hergé pudesse ter lido sua publicação, exclamaria: “Mas o que achou dessa vez esse fã Steeman?”

É mais um daqueles inéditos de Tintin em português que faz falta!

Por PH.

dfdddf

DSC00853

DSC00856

fgfdfdfdgfg

fgf

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário