Quadrinhos

“O avião que matava seus pilotos” é o segundo volume das aventuras clássicas dos pilotos Tanguy e Laverdure

fdfdddf
Escrito por PH

fdfdddfAs aventuras de Tanguy e Laverdure é uma série em quadrinhos criada pelo roteirista Jean-Michel Charlier e pelo desenhista Uderzo. Essa grande saga aeronáutica das HQs começou a ser publicada, em 1959, na revista Pilote. Em seguida, a partir de 1961, estreou em álbuns que até hoje são editados com traço e texto de outros artistas, já que Uderzo passou a se dedicar exclusivamente a Asterix, enquanto Charlier falecia em 1989. O consagrado desenhista Jijé foi um dos desenhistas que, nos anos 1970, continuou a epopeia destes verdadeiros ases da aviação militar.

Depois de anos não publicada, a série voltou em 2002, realizada por Jean-Claude Laidin (arte) e Yvan Fernandez(texto), este último, substituído por Renaud Garreta, em 2005.

No final de 2012, a parceria Laidin/Fernandez retornou às livrarias. Foi deles, a autoria de Le Vol 501 ne répond plus (O Voo 501 não responde mais). 

Logo após, em dezembro de 2015, saiu Tanguy et Laverdure – Les nouvelles aventures Tome 4: Taïaut sur Bandit, de Toublanc e Laidin. 

No ano de 2016, a franquia fez o retorno em seu formato clássico, com o traço bastante semelhante ao original de Uderzo, paralelamente à série regular e com diagramação e desenhos mais modernos. Menace sur Mirage F1 foi o nome da novidade, trazendo arte de Matthieu Durand. O argumento da BD, em duas partes, foi adaptado por Patrice Buendia e baseado no único livro existente sobre Tanguy e Laverdure, intitulado L’avion qui tuait ses pilotes, de autoria Jean-Michel Charlier.

fgffggf

O primeiro episódio se passa em 1971. Tanguy e Laverdure recebem quatro pilotos estrangeiros na base de Istres para uma série de testes. Há muitos aspectos militares e econômicos envolvidos nesses procedimentos. Trata-se de uma operação que poderá facilitar a venda do Mirage F1 para ItáliaAlemanhaÁfrica do Sul e até mesmo para os Estados Unidos. Além de encararem a desconfiança de alguns pilotos reticentes, nosso heróis terão que lidar ainda com uma série de estranhos acidentes que acontecem ao longo das avaliações.

gKIdqRNyj2gLwEDT8ENSmjES9QLzOk7OCr331i8vtIMscFYgkGmLPA-cover-full

Em 14 de abril próximo, chega o tomo dois do retorno da saga clássica, novamente com texto do saudoso Jean-Michel Charlier e desenhos de Durand. Segundo o editor, em L’avion qui tuait ses pilotes (O avião que matava seus pilotos), divididos entre a necessidade de continuar com os testes do Mirage F1, a obrigação de assegurar a segurança dos homens e do material e a vontade de confundir o sabotador que tem tirado seu sono, Tanguy e Laverdure terão que jogar as cartas certas, tanto na investigação, como na pilotagem de seus aviões.

Essa BD tem formato de 24,2 x 32 cm, 48 páginas preço de 14,00 € e já se encontra em pré-venda.

Imagens : © DARGAUD – ZÉPHYR BD / Matthieu Durand

Por PH.

capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário