Quadrinhos

Deslocamento: Um Diário de Viagem, de Lucy Knisley, é uma lição de vida que ajuda a entender o mundo particular das pessoas em idade avançada

dfdfdfdfd
Escrito por PH

dfdfdfdfdUma de minhas belas surpresas no mundo dos quadrinhos, nesse começo de 2017, foi a ter lido graphic novel Deslocamento: Um Diário de Viagem, de Lucy Knisley, desenhista e roteirista que mora na cidade de Nova York. Lucy é quadrinista Best Seller do The New York Times.

Um belo dia, a artista resolve se oferecer para acompanhar seus idosos e frágeis avós, Phyllis (91 anos) e Allen (93 anos), dois professores aposentados, em uma viagem de navio pelo Caribe. Os dois eram bastante ativos em tempos recentes, antes da velhice chegar com força. Hoje, vivem com dificuldades naturais para a sua idade, embora ainda consigam falar o básico e caminhar.

Morando atualmente num lar para idosos em Connecticut, a Senhora Phyllis adorava ler e parece ter passado esse virtuoso hábito cultural para a neta, mas perdeu o interesse por livros, enquanto sua memória definha. Seu marido, o Senhor Allen, está um pouco melhor de saúde e de memória, o que não o impediu de presentear a neta, duas vezes, com um livro que escreveu sobre suas memórias  de soldado na Segunda Guerra Mundial.

E o Deslocamento de nossa jovem autora começa quando ela tem que ir de trem para Connecticut para pegar os avós que tanto ama. Logo que os encontra, uma checagem no conteúdo de suas malas, mostra que os dois não estão lá bem da cabeça.

Já na bagagem da garota, vai o livro do avô, que será lido por ela durante todo o cruzeiro marítimo, se transformando em uma história paralela com o testemunho de Allen em tempos de guerra, passando pelo casamento com Phyllis. São lembranças de todo o tipo de um piloto militar que, entre outros feitos, aterrissou com seu avião bem perto do monumento de Stonehenge, no Reino Unido, numa época em que esse conjunto milenar não era cercado por grades.

E por falar em flashbacks, além das aventuras bélicas de Allen, recordações de belos momentos passados com seus avós, antigos namorados e outros fatos vão passando pela cabeça de Lucy, que ainda encontra tempo para se divertir sozinha, como no dia em que participa de uma excursão de mergulhos. Mas não é tão fácil assim, pois tem que deixar seus velhos sob os cuidados de Carol, coordenadora do grupo de idosos. Estariam eles bem no retorno de Lucy? Se perderiam no navio?

O final da excursão termina com uma turbulenta viagem de avião de volta à Connecticut, percurso bem mais complicado do que toda a viagem marítima vivida pelo trio.

Mas essa narrativa não trata de um simples passeio entre neta e avós. Ela confronta o jovem aos inevitáveis efeitos da velhice e da morte próxima. O fim certo e a degradação do corpo e mente são aspectos da vida que os mais novos tem dificuldade para entender. Assim, além de uma bela ação realizada, ao ter cuidado de seus amados avós no passeio, Lucy Knisley teve uma inédita lição de vida, de tolerância e de compaixão. Toda a experiência, que jamais esquecerá, foi brilhantemente transformada nessa linda HQ que acabei de ler e recomendo.

Cada um de seus dez capítulos é separada por uma vinheta gráfica que remete ao mar. Super criativo! E ainda tem foto real, tirada durante a viagem, na qual podemos ver os personagens dessa história em carne e osso!

Essa graphic novel possui 144 páginas, formato de 17 x 24 cm, capa em brochura, tradução de Carol Christo e preço de R$ 44,90. Você pode comprá-la, na Livraria Cultura, clicando na imagem abaixo:

page_1

20170317_091349

20170317_091310

20170317_091631

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário