Quadrinhos

Chesterfield e Blutch são enviados ao Sul para investigar uma arma secreta Confederada que destrói navios Yankees, em O Submarino David

foto
Escrito por PH

fotoO Submarino David, ou apenas Le David no original francês, é uma aventura de 1982 de Os Túnicas Azuis que corresponde ao tomo oito da nova coleção da série de Raoul Cauvin e Willy Lambil que a parceria ASA/Público publicou recentemente em Portugal. Na Bélgica, saiu como o número 19 da saga oficial.

Para situar o leitor, Os Túnicas Azuis tem trama se passando durante a Guerra Civil Americana, conflito que colocou Norte contra Sul, durante o século XIX.

E tudo começa nessa BD, quando um bloqueio marítimo é feito pelos Nortistas na costa da Carolina do Sul para enfraquecer os Sulistas. O problema é que os Confederados conseguem arrumar um jeito de afundar inúmeros navios Yankees com um estranho dispositivo que só poderia ter saído das páginas de Vinte Mil Léguas Submarinas, romance futurista de Júlio Verne.

Enquanto isso, o Cabo Blutch se encontra preso, ameaçado de fuzilamento por querer desertar do Exército, cansado das condições precárias a que tem tem sido submetido em combate. Mas a sua sorte pode mudar, quando a alta cúpula da tropa necessita de dois indivíduos para serem enviados às linhas Sulistas para investigarem de que se trata a tal arma secreta Confederada que destrói embarcações Yankees.

Chesterfield, que será um desses homens, consegue convencer Blutch a ir com ele nessa missão secreta, com a promessa de que seja liberado definitivamente do serviço militar. O Sargento, por sua vez, deverá ser promovido a Tenente.

Nossos amigos seguem então vestidos com uniformes cinzas Confederados, o que facilita que se infiltrem nas fileiras Nortistas. Para incrementar o disfarce, Chesterfield é empurrado em uma cadeira de rodas por Blutch. Com uma venda nos olhos, o cabo finge-se de cego. Por aí, já dá para imaginar a sucessão de gags divertidas que tomarão conta da aventura.

Depois de descobrirem uma incrível máquina a vapor que seria a responsável pelos ataques a seus navios, a dupla ainda terá que fugir com essa informação vital e chegar em segurança ao Norte, passando suas descobertas bombásticas às autoridades que os mandaram nessa empreitada TOP SECRET.

Humor, históriaação, mistério e aquele estilo peculiar caricato da Escola de Marcinelle fazem parte dessa maravilhosa HQ.

Por PH.

tunicas8_capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário