Quadrinhos

Retrato fiel da juventude atual, o tomo dois de Valentine está desembarcando nas livrarias do país

ggggfh
Escrito por PH

ggggfhValentine é um dos mangás mais legais que eu já li, falando sobre adolescência. Sua criadora é Vanyda Savatier, uma desenhista francesa que tem origens no Laos.

Savatier nasceu em Castelnaudary (França), em 1979, mas estudou Quadrinhos na Academia de Belas Artes de Tournai (Bélgica). Ao completar o curso, se instalou na cidade francesa de Lille, onde montou um atelier com quatro amigos de sala de aula.

Vanyda fez seu primeiro gibi aos seis anos de idade. Logo, se interessaria pelas HQs de origem nipônica, enquanto conhecia o personagem Thorgal, de Grzegorz Rosinski e Jean Van Hamme, misturando assim o seu jeito mangá de desenhar com a mais tradicional BD europeia.

Em 2005, foi selecionada em Angoulême por L’Immeuble d’en face, seu primeiro álbum. No ano seguinte, a versão americana desse trabalho, The Building Opposite, levou o Prêmio de Melhor Mangá do Ano, concedido pela revista literária Publishers Weekly.

Vanyda é uma autora bastante interessada pela relação entre as pessoas e reflete isso em sua obra, considerada como representante do segmento Nouvelle Manga. Nesse setor da BD, quadrinistas franceses desenvolvem títulos bastante influenciados pelo mangá, publicados em edições luxuosas, algumas coloridas, concebidas para serem lidas da esquerda para a direita.

Já tinha lido o tomo um dessa série, editado pela SESI-SP na época da CCXP 2016 em São Paulo. Fiquei impressionado com a leveza desse quadrinho que fala sobre a intimidade, aflições e problemas relacionados aos adolescentes. São temas nem sempre fáceis de serem abordados, mas Vanyda fala sobre eles de maneira corriqueira, sem ser didática.

Valentine 1

Para quem ainda não conferiu, Valentine é uma jovem e tímida estudante com traços orientais que mora com a mãe, sempre preocupada com as companhias, alimentação e desempenho escolar da filha. A menina tem o corpo bastante flexível, já que é uma talentosa ginasta. Apesar de sua educação rígida, ela não deixa de participar de baladas com seus amigos, regadas a álcool, fumo e muita paquera. Se uma de suas colegas cometer algum excesso, ela estará sempre lá para ajudá-la a sair dessa.

DSC00707

No volume dois dessa saga teen, nossa carismática protagonista está com os hormônios à flor da pele, iniciando o seu ciclo menstrual. Um belo dia, Valentine e suas amigas decidem cabular/matar aula para se encontrarem com uma turma de garotos numa praça nas redondezas da escola. Só que Valentine perde a carteira no local. Depois que o objeto é achado por alguém e gentilmente entregue em sua casa, a mãe descobre tudo e a põe de castigo. Mas a vida continua! Entres atividades esportivas, relações iniciadas e rompidas rapidamente, expectativa por passar de ano e mensagens furtivas trocadas entre celulares, o ano letivo vai se encerrando. Valentine até inicia e termina um namorico relâmpago com um garoto pelo qual não está muito interessada. É que a garota continua apaixonada pelo charmoso e antes inacessível Félix. E pelo andar da carruagem, o bonitão se aproxima cada vez mais dela. A capa da HQ deixa isso muito claro, mostrando Valentine subindo uma escada com suas amigas e se virando para trás para olhar em direção a Félix, o rapaz louro e pensativo que aparece por último.

Aí está uma leitura que interessaria muito a pais de adolescentes que desconhecem o que se passa pela cabeça de seus rebentos e o que eles fazem quando estão longe de casa.

Valentine é um retrato fiel da juventude atual, em constante evolução comportamental!

Não deixe de ler! O tomo dois de Valentine é mais um título de qualidade da SESI-SP.

Por PH.

Valentine 2

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário