Livros

Não dê o azar de não comprar a bem cuidada reedição do “Manual do Gastão” da Editora Abril

dsdsd
Escrito por PH

dsdsdSeu nome verdadeiro em inglês é Gladstone Gander e ele foi criado por Carl Barks para a história A Visita do Primo Gastão, de 1948, que só deu as caras por aqui em 1973 no Cinquentenário Disney, publicação luxuosa que comemorava os cinquenta anos da empresa americana. Lembra disso?

Gastão é o primo sortudo do Pato Donald. E bota sorte nisso! Também sobrinho de Patinhas, ele briga com Donald para ser herdeiro da fortuna do velho e sovina pato.

Como o destino tende a colaborar a seu favor, embora não dispense toda a forma de amuletos para ajudar, Gastão não precisa trabalhar. Apesar disso, na única vez em que o fez, ganhou uma moeda que parece estar ligada à origem de tamanha sorte.

Mesmo com a providência do universo conspirando para que tudo lhe caia do céu, Gastão não tem um bom desempenho quando o assunto é amor. Sempre está de olho na Margarida, embora suas investidas sejam infrutíferas.

Gastão, que chega a ser apresentado como o pato mais sortudo do mundo, é na verdade um ganso.

Em 1975, direto do túnel do tempo, o Manual do Gastão saía pela Abril. Nele, as crianças da época podiam saber mais sobre o personagem e aprender bastante sobre sorte e azar. Me lembro muito bem disso, pois eu mesmo comprei  o manual no jornaleiro e o guardo até hoje, conforme você pode ver na última imagem abaixo!

Mais tarde, no ano de 1988, apareceu um outro Manual do Gastão pela Nova Cultural, com menos páginas e em capa mole. Ao contrário desse mico, a nova publicação da Abril resgata a qualidade de sua antecessora. Possui capa dura, 196 páginas, formato de 12 x 19 cm e preço de 39,90 reais. E como divulgou o editor, estão lá: amuletos, talismãs, superstições, signos, cores, cartomancia, o significado de cada pedra preciosa e grandes sortudos e azarados da História!

Como diferenças entre o antigo e recente Manual do Gastão, a textura da capa perdeu a textura áspera, a lombada deixou de ser curva e suas cores foram ligeiramente alteradas. De resto, vale a pena conferir!

Se não possui mais o livro original ou deseja ter esse novinho em folha de folha, de qualquer maneira, corra para a banca mais próxima e adquira logo essa maravilha histórica! Se tiver filhos, mostre-a a eles com orgulho!

Por PH.

MANUAL DO GASTAO Junho 2016

sddssd

Gastão-bom

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário