Quadrinhos

Com desenhos de Asaf e Tomer Hanuka e roteiro de Boaz Lavie, O DIVINO é mais uma HQ a levar o Selo de Qualidade do Tujaviu

selo
Escrito por PH

seloPela Geektopia, selo da Editora Novo Século, chegou no fim de 2016 O DIVINO, uma graphic novel simplesmente espetacular que tem autoria dos renomados desenhistas e irmãos gêmeos Asaf Hanuka e Tomer Hanuka. Ela tem argumento do escritor, cineasta e designer de games, Boaz Lavie.

É tão boa, que foi indicada ao Hugo Award e levou a Medalha de Ouro do Prêmio Internacional de Mangás (International Manga Award) de 2015.

E pensar que tudo começou a partir de uma imagem registrada no ano 2000 pelo fotógrafo Apichart Weerawong, mostrando os irmãos gêmeos de apenas 12 anos, Johnny e Luther Htoo, pequenos guerrilheiros e líderes do Exército de Deus. Apesar da pouca idade, mantiveram 800 pessoas como reféns em um hospital na Tailândia. Eram crianças envelhecidas, armadas até os dentes, e que agiam como bárbaros e violentos adultos. Uma delas aparece fumando, evidenciando a infância roubada desses pequenos. Seu jovem reinado de terror acabou apenas quando o Exército Tailandês invadiu o hospital no qual estavam entrincheirados com seu bando e os deteve. Como havia lendas ligadas a eles, contando que tinham poderes mágicos e que eram invulneráveis a balas e a minas explosivas, além de saberem a bíblia de cor sem nunca a terem lido, os autores imaginaram uma fantasia que possui uma abordagem nada oficial dessa dupla mirim do barulho.

Na trama, Mark é um ex-militar americano, especialista em explosivos, sem muitas perspectivas profissionais e prestes a ser pai. Ele aguarda uma ordem da empresa em que trabalha para ser transferido para Eden, na Carolina do Norte, uma cidade que se  situa perto de um grande centro de detenção, para o qual sua esposa não está muito interessada em ir. Enquanto a mudança não chega, e com a grana escassa, Mark aceita um trabalho de duas semanas em Quanlom, no Sudeste Asiático, país envolvido em uma cruel e horrenda guerra civil. Ele viajará com o amigo e brutamontes Jason, igualmente expert em explosões. Mark não sabe, mas sua missão acabará se transformando em uma experiência sangrenta e sobrenatural, para a qual não está preparado. A versão em papel, puramente inventiva, dos dois jovens gêmeos da foto de Apichart Weerawong desempenhará papel fundamental na narrativa.

pg 07

Com lindas cores chapadas e apresentando um estilo que, na minha opinião, funde o mangá japonês com o melhor do estilo europeu, essa HQ é demais! Cada uma de suas 160 páginas nos hipnotiza, apoiadas por um roteiro fantástico e visual deslumbrante. Como é tudo excepcionalmente bem desenhado e pintado, a violência aterradora dessa história acaba sendo amenizada em parte!

O Divino tem capa dura, formato de 15,3 x 21,6 x cm, impressão primorosa e a marca original da americana First Second Books.

É mais um quadrinho a receber o Selo de Qualidade do Tujaviu!

Por PH.

selo

capa

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário