Quadrinhos

“Frida Khalo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?” reúne arte, história, política, paixão e traições, de maneira espetacular!

ffffffffffffffffffffffffffff
Escrito por PH

ffffffffffffffffffffffffffffDesde 2011, a Editora Nemo, pertencente ao Grupo Autêntica, tem conseguido elevar os quadrinhos que publica no Brasil à categoria de livro, conceito que existe há muito tempo em países como França e Bélgica. Lá, em termos de mercado, não existe diferença entre um e outro.

No começo da trajetória da Nemo, as maravilhosas HQs de Moebius, Enki Bilal e François Bourgeon que lançava, por se constituírem em enormes álbuns, talvez não conseguissem imprimir ainda essa ideia na cabeça do leitor.

Depois, o tamanho das publicações da editora mineira diminuiu, evoluindo para 17 x 24 cm, seguindo um formato de graphic novel. Seu novo aspecto de livro estava consolidado. O Mundo de Aisha, O Muro, Uma Morte Horrível e muitas outras viraram sinônimo de sucesso e aceitação! Além de seu inegável conteúdo de qualidade, são mais fáceis de serem transportadas e lidas em qualquer lugar!

Agora, é a vez da aguardada Frida Khalo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?, publicada inicialmente pela Delcourt em 2015, versando sobre a trajetória única de uma imponente figura latino-americana.

Entre 1937 e 1939, no México, Frida Kahlo, pintora mexicana e mulher de espírito indomável, então casada com o também pintor e muralista mexicano mais importante do século XX, Diego Rivera, recebe Léon Trotski em sua casa em Coyoacán. Nessa época, Léon era um membro do partido comunista russo que foi forçado ao exílio.

Não é difícil de entender como isso aconteceu, pois Leon era um intelectual marxista e revolucionário do Exército Vermelho, opositor a Stalin. Logo que o ditador chegou ao poder com a ascensão do Partido Comunista na União Soviética, após a morte de Lenin, Trotski não teve outra opção, além de partir.

Só por esse início de narrativa, esse quadrinho já seria uma verdadeira e precisa aula sofre fatos históricos que ligaram a Rússia e a América Latina. Mas ele não fica só nisso! A trama, baseada em fatos, une intensamente seus personagens pela política, arte, paixão e sexo.

Do ponto de vista amoroso, a partir do momento em que Trotski e sua esposa Natalia Ivanovna Sedova se instalam em Coyoacán, o político russo, Frida e seu conturbado marido, com o dobro da idade da mulher e três vezes o seu peso, começam a experimentar uma aventura pautada por traições. Trotsky e Frida tiveram um romance que durou quase um ano, enquanto Khalo nunca aceitou a traição de Rivera com sua irmã Cristina.

Nessa publicação épica da Nemo, você acompanhará a vida intensa de uma mulher emblemática que, entre México, Estados Unidos e França, esteve à frente de seu tempo, transformando deficiências em virtudes, e que serve até hoje como modelo de libertação feminina.

Frida Khalo tem 128 páginas e possui autoria de Flore Balthazar (desenho e cores) e Jean-Luc Cornette (roteiro). Aliás, o estilo desse trabalho é bastante moderno, realizado num traço despojado, com alguns leves toques de Linha Clara.

Leiam! Leiam! Comprem! Comprem!

Por PH.

frida

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário