Quadrinhos

Tiros e vida amorosa agitada no Velho Oeste estão presentes na engraçada Nathalie, primeira HQ da série GUS

194-l1280-h1024
Escrito por PH

194-l1280-h1024Pela SESI-SP, editora paulistana que anda lançando quadrinhos europeus e nacionais em um ritmo nunca visto no Brasil, igualmente responsável pela publicação de Spirou, eis que chega Gus Vol 1: Nathalie.

Seu criador é Christophe Blain, nascido em 1970, amigo de Lewis Trondheim, David B. e Émile Bravo, desenhistas que ele encontrou no Atelier des Vosges, um grupo de autores que decidiram trabalhar em um mesmo lugar, na parisiense Place des Vosges, a partir de 1995.

Christophe Blain já é conhecido também por outros bons trabalhos, como Isaac, O Pirata e Socrate le démi-chien, em parceria com Joann Sfar, ambos num universo bem mais marítimo do que essa novidade que desembarca no país.

A trama de Gus se passa bem longe da água, mais precisamente, na época do Velho Oeste americano! Quando lemos essa bem-humorada HQ, Sergio Leone, Luke Luke e John Wayne são referências inevitáveis que nos vem à cabeça. Talvez, devido aos exuberantes cenários de cânions que desfilam pelas páginas do álbum, até mesmo o Coiote, do desenho animado Papa-léguas, seja uma lembrança associada à leitura.

Com traço despojado e cores chapadas de Walter, Nathalie traz cinco engraçadas histórias que se distribuem em 80 páginas. São elas: Nathalie; Gus, Clem, Gratt; El Dorado; Linda Mc Cormick e Isabella.

Basicamente, a trama da HQ mostra as desventuras amorosas de Gus, Clem e Gratt, três amigos assaltantes que estão sempre à procura de trens e bancos para pilhar. De parada em parada, eles vão conhecendo mulheres, com as quais se relacionam ao longo do enredo. De todos eles, o mais engraçado é o narigudo Gus, que está perdidamente apaixonado pela fogosa Nathalie, jovem que tem orgasmo espontâneos enquanto anda, e que ele conheceu anos antes. Os dois se reencontram justamente no momento em que a moça está prestes a ficar noiva de outro homem, o que não impede que troquem um beijo ardente e algumas cartas. Entre bebidas, perseguições, sexo, roubos, tiros e muitos desencontros, o leitor se apaixona pelos anti-heróis protagonistas e pela narrativa.

Gus desconstrói o modelo tradicional de Faroeste que temos na cabeça!

Ficamos agora esperando por Beau Bandit e Ernest, respectivamente, os tomos dois e três dessa coleção. Pelo andar da carruagem da SESI-SP, não acho impossível que sejam editados!

Esse excelente quadrinho possui tradução de Fernando Paz, capa em brochura, formato de 21,2 x 29,1 cm e preço de R$ 35,00.

Não perca!

Por PH.

20161113_110838

20161113_112050

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário