Quadrinhos

Os Túnicas Azuis voltam a ser publicados em Portugal

mat
Escrito por PH

matUma ótima surpresa está chegando de Portugal! É que a mítica franquia em quadrinhos dos Túnicas Azuis volta a sair em terras lusitanas pela parceria ASA/PÚBLICO.

De autoria de Raoul Cauvin (roteiro) e Louis Salvérius (arte), a série chegou a ser editada parcialmente no Brasil pela Martins Fontes.

Muito querida pelo público franco-belga, é geralmente associada a Lucky Luke, pelo seu visual semelhante e época em que se desenrola a história, próxima àquela na qual se passa a história do herói criado por Morris, a segunda metade do século XIX. Foram justamente Os Túnicas Azuis que substituíram Lucky Luke, quando esse deixou de figurar nas páginas da revista Spirou.

O tema dessa BD tem a ver com os pioneiros soldados da Cavalaria dos Estados Unidos que estavam sempre em confronto com os índios Peles-Vermelhas e com os Sulistas, durante a Guerra Civil Americana.

Seus protagonistas são o Sargento Cornelius Chesterfield e o Cabo Blutch. Os dois, juntamente com outras figuras secundárias da HQ, foram criados em 1969 e passaram a ser desenhados no ano de 1972 por Will Lambil, após a morte de Salvérius.

A partir do dia 9 de novembro de 2016, a coleção começou a chegar às bancas, com o Jornal Público.  As entregas estão sendo feitas às quartas e cada quadrinho custa 6,95€. O preço é extremamente camarada, em comparação com álbuns de livraria e se levarmos em conta que são impressos em capa dura! Aí, não tem concorrência!

Os títulos lançados serão: Os Cavaleiros do Céu, A Prisão de Robertsonville, Os Azuis da Marinha, Os Azuis a Preto e Branco, Rumberley, Bronco Benny, O Frade, O Submarino David, Black Face, O Ouro do Quebeque, A Batalha de Bull Run, A Loucura dos Azuis, O Ouvido de Lincoln, Motins em Nova Iorque e A Recruta dos Azuis.

Essa é realmente uma grande oportunidade, caso você tenha algum amigo que more em Portugal e grana para gastar nesse Faroeste essencial para os amantes da incrível Nona Arte europeia.

A coleção se encerra em 15 de fevereiro de 2017!

Por PH.

capa-boa

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário